Uma união de 84 anos levou um casal de cearenses a ser inscrito no Guiness World Records como o casamento mais longevo do mundo. Manoel Angelim Dino, de 105 anos, e Maria de Souza Dino, de 101, estão juntos há exatos 84 anos e 87 dias.
O reconhecimento aconteceu nesta sexta-feira, 14, e foi comemorado pela família, que mora em Boa Viagem, a 200 km de Fortaleza.
Em novembro de 2024, os dois celebraram as raras bodas de crisântemos – 84 anos de casados.
Conforme o livro dos recordes, atualmente os dois são o casal vivo que tem o matrimônio mais longevo do mundo. O casório de Manoel Angelim e Maria de Sousa aconteceu em 20 de novembro de 1940, em uma capela do município de Boa Viagem. O casal possui 13 filhos, 55 netos, 54 bisnetos e 12 tataranetos.

Manoel Angelim Dino, de 105 anos, e Maria de Souza Dino, de 101, estão juntos há exatos 84 anos e 87 dias
Uma das netas é Valéria Angelim, de 42, que conversou com o g1. “Após o casamento, eles trabalharam juntos na agricultura, na produção de fumo de rolo, para criarem os filhos, e assim venceram. Com sacrifício, criaram todos sem passar grandes necessidades. Me sinto honrada e feliz por ser descendente, por estar com eles toda a minha vida”, contou.
Apesar da idade, os dois têm boa saúde. Manoel e Maria mantêm o hábito de ouvir a reza do terço no rádio, às 18 horas, todos os dias. Eles também assistem a celebração de missas na televisão.
Ao Guinness, o casal deu a receita para um casamento duradouro: amor.
O recorde foi registrado em 5 de fevereiro pela LongeviQuest, grupo de pesquisadores que é referência no monitoramento e no mapeamento de supercentenários pelo mundo.