Vik Muniz é conhecido por suas constantes visitas a Salvador, onde possui uma casa e um atelier. Este segundo imóvel acaba de ser destaque em reportagem da conceituada revista Elle Decor Internacional.
Na matéria, Vik, ao lado da esposa Malu Barretto, destacam que, apesar de morarem no Rio de Janeiro e Nova York, sempre amaram Salvador pela animação e vibrante mistura de música, gastronomia, religião, arte e arquitetura.
“Culturalmente falando, Salvador é o lugar mais interessante do Brasil, na minha opinião”, analisou ele em entrevista à publicação.
O casal recentemente restaurou um casarão do século XIX no icônico bairro do Santo Antônio Além do Carmo. A três minutos de caminhada da residência da família na capital baiana, fica este anexo que abriga um espaço de entretenimento com uma varanda com vista para a água, o escritório e atelier de arte de Muniz, além de um estúdio de música para seu filho mais velho e três pequenos apartamentos que eles oferecem a amigos.
O projeto foi concebido pela arquiteta de Nova York, Brenda Mello. A pandemia, no entanto, obrigou Vik se transformar em “arquiteto amador” para reconfigurar o espaço ao lado de Brenda.
Já os interiores do casarão, que estava abandonado antes da reforma, foi projetado por Felipe Cipriano, que os mobiliou om cadeiras estofadas em tecidos brasileiros e luminárias feitas à mão com cana e barbante.
“Eu queria fazer algo muito simples e orgânico para me sentir como a Bahia”, diz Malu Barretto.
Veja fotos: