No próximo dia 3 de março, a estilista baiana Irá Salles retorna à Paris Fashion Week, principal evento de moda do planeta, para apresentar uma coleção inédita – mantida sob sigilo – que promete marcar o cenário internacional com a autenticidade do design brasileiro e baiano.
O desfile acontecerá no icônico Palais de Bourbon, prédio histórico situado próximo ao Arco do Triunfo, e antiga residência dos reis da Espanha na França.
Ver essa foto no Instagram
Essa não é a primeira vez da baiana nos salões franceses. Em 2024, Irá celebrou 25 anos da marca com um desfile no Le Salon de Miroirs (O Salão dos Espelhos).
Em entrevista exclusiva ao Alô Alô Bahia, ela compartilhou suas impressões sobre o desafio de retornar a Paris:
“Acho que a segunda vez é sempre mais difícil. Sempre dá aquele frio na barriga, sempre há uma expectativa. É um público muito legal, são pessoas do mundo inteiro que estão ali assistando, formadoras de opinião, pessoas que acontecem na moda no mundo todo. Jornalistas, influencers, formadores de opinião, clientes. Há uma expectativa grande e eu acho que a gente, sempre que vem, tem que tentar superar aquilo que já foi“
Antropofagia
Sobre a nova coleção, que está sob sigilo e será revelada somente na passarela, Irá detalha uma conexão forte com as raízes da cultura brasileira:
“A grande inspiração é a Semana de Arte Moderna de 1922. Peguei todas as referências de Tarsila do Amaral, Anitta Malfatti e todos os artistas que fizeram daquela semana um olhar único para a cultura brasileira. E, de fato, a marca, nesses 26 anos de história, sempre esteve muito ligada a essa raiz, ao DNA do design brasileiro”.
Como nada é por acaso, mais uma conexão reforça o momento ideal para o segundo desfile da marca na Cidade Luz. “Esse é o ano do Brasil na França, fato que também tem relevância importante para essa coleção. E ainda culmina com a coincidência de estar acontecendo, em Paris, no Museu de Luxemburgo, uma exposição de arte brasileira, que homenageia Tarsila, e com vários dos nossos artistas expostos”.
O Brasil no mundo
Celebrando 26 anos de marca – data comemorada em janeiro deste ano – a estilista ressalta a relevância da participação na Fashion Week francesa.”É uma estação que dá muita visibilidade para a marca e mostra ao mundo um pouco mais da moda brasileira. Acredito que é nesse caminho que acho que as marcas devem seguir: consolidar o estilo brasileiro”.
“Embora cada capital tenha o seu estilo, é importante que essa grande conversa seja vista como única, transmitindo nossa identidade, a nossa realidade, a nossa matéria-prima e o nosso saber manual.”
Refletindo sobre o processo criativo para o desfile, Irá Salles revela o entusiasmo que a impulsiona: “Estou em um fluxo de criatividade maravilhoso na minha carreira. Têm surgido coisas muito interessantes. No desfile, você pode voar, criar as maiores loucuras do mundo, coisas que não necessariamente serão vendidas, mas no desfile, funcionam. Tenho experimentado diversas possibilidades e técnicas, deixando minha criatividade fluir de uma forma que não tem limite”, conclui.