O Cine Glauber Rocha, em Salvador, anunciou uma sessão gratuita para o filme “Emilia Pérez”, indicado ao Oscar e concorrente direto do brasileiro “Ainda Estou Aqui”. A exibição será no sábado (15), às 17h30, e é exclusiva para professores cadastrados no site Escola no Cinema.
O filme acompanha Rita (Zoe Saldaña), advogada de um grande escritório que está mais interessada em libertar os criminosos do que em levá-los à justiça. Certo dia, ela recebe uma inesperada proposta: o líder do cartel, Manitas (Karla Sofia Gascón), a contrata para ajudá-lo a se retirar de seu negócio e realizar um plano que vem preparando secretamente há anos: tornar-se a mulher que ele sempre sonhou ser. A trama é livremente adaptada do romance “Ecoute”, de Boris Razon.
O longa, no entanto, tem recebido diversas críticas e foi denunciado por xenofobia, uma vez que retrata um enredo mexicano, mas a maior parte do elenco é estrangeiro – inclusive a direção é francesa. Nos comentários do anúncio da exibição, os cinéfilos brincam: “Nem de graça [vou assistir”, “Ainda está muito caro”, “O hate [ódio, em inglês] gratuito nos professores”.
“Emilia Pérez” ganhou Melhor Filme Cômico, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro. Ainda está indicado a 13 categorias no Oscar.