A cantora Wanessa Camargo surpreendeu os fãs nesta quarta-feira (12) ao anunciar o término da relação com o ator Dado Dolabella. Em mensagem nas redes sociais, a cantora reforçou que, apesar da decisão, mantém respeito e carinho pelo ex-companheiro.
Em entrevista à revista Caras, a psicóloga Leticia de Oliveira analisou que o fim de um relacionamento, especialmente quando há um histórico de tentativas de reconciliação, pode ser vivido como um verdadeiro luto.
“Todo fim de relacionamento é vivenciado como um luto, e um luto de uma maneira diferente, porque a pessoa continua viva. Você perde a pessoa, mas continua tendo notícias dela. É um luto no qual você tinha planos, viagens, mas, de repente, precisa se adaptar à nova realidade sem o outro”, explica a especialista.
O casal, que já esteve junto na juventude e retomou o romance na fase adulta, viveu um relacionamento marcado por reconciliações e novas chances. Para a psicóloga, essa dinâmica pode tornar o término ainda mais difícil.
“Talvez seja mais doloroso porque foram várias tentativas em momentos diferentes da vida: adolescência, fase adulta, depois de ter filhos, depois de se separar. De certa maneira, pode surgir uma sensação de fracasso, como se, independentemente da variável, a resposta continuasse sendo negativa”, reflete Leticia.
Por outro lado, a experiência acumulada pode ajudar na superação. “Ambos já passaram por esse luto antes, um com o outro, em outros momentos da vida. Então, de alguma forma, já têm esse repertório emocional e talvez estejam mais estruturados para lidar com isso agora”, completa.