A Orquestra Sinfônica da Bahia apresenta, entre os dias 17 e 19 de fevereiro, o projeto “Cameratas da OSBA nos Museus”, que leva para quatro espaços culturais de Salvador concertos gratuitos dos grupos de música de câmara da Orquestra.
Os eventos acontecerão no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia), Museu Geológico da Bahia, Museu Eugênio Teixeira Leal e no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), com as apresentações das cameratas Quadro Solar, Bahia Cordas, Opus Lumen e Quarteto Novo, formadas por músicos integrantes da OSBA.
A ideia do projeto é aproveitar o mês de fevereiro, momento de grande programação cultural e turística em Salvador, para levar a música da OSBA a alguns dos principais museus da capital baiana, em um programa que promove o diálogo entre a música sinfônica e as exposições em cartaz nestes espaços.
“Com um repertório que vai do clássico ao popular, os quatro grupos de câmara da OSBA vão celebrar a diversidade musical, transformando cada acorde em uma ponte entre passado e presente nestes emblemáticos espaços culturais da cidade”, diz o produtor do projeto Cameratas da OSBA, Alexsandro Castanha, em entrevista ao Alô Alô Bahia.
Locais e horários – A programação inicia no dia 17/02 (segunda-feira), com duas apresentações a partir das 17h no Casarão do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia), com as Cameratas Quarteto Novo e Opus Lumen. Na terça-feira, dia 18/02, às 15h e às 15h30, o Museu Geológico da Bahia (Corredor da Vitória) recebe apresentações das cameratas Quadro Solar e Bahia Cordas, no tradicional projeto “Terças Musicais”, evento que o Museu Geológico realiza mensalmente há 10 anos em parceria com a OSBA e que, a cada edição, vem conquistando mais público.
Encerrando a programação da semana das Cameratas da OSBA nos Museus, acontecem no dia 19/02 (quarta-feira) apresentações em dois espaços: às 14h, no Museu Eugênio Teixeira Leal, localizado no Pelourinho, com a camerata Quarteto Novo; já às 16h e às 16h30, é a vez do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), também no Pelourinho, receber as cameratas Quadro Solar e Bahia Cordas.
As apresentações das Cameratas da OSBA têm caráter artístico e didático, e caracterizam-se pela execução de um repertório que mescla diferentes gêneros e estilos, intercaladas com a explicação sobre as obras, seus compositores, o período histórico em que foram criadas, entre outras abordagens.