Com mais de dois metros e feita em madeira policromada, a escultura “Mulher Reclinada” (1951) acaba de chegar ao mercado pelas mãos das galerias de arte NATA Art&Design e Frente. Com valor de venda de R$ 1 milhão, a obra foi feita pelo escultor, pintor, gravador e desenhista baiano Mario Cravo Junior, que fez parte da primeira geração de artistas plásticos modernistas da Bahia, ao lado de Carlos Bastos e Genaro de Carvalho.
Mario Cravo Junior já realizou várias exposições e possui obras em importantes museus, dentre eles o acervo do MAM, em SP, Instituto Moreira Salles, Museu de Arte Moderna da Bahia, Museu de Arte de Jerusalém, Museu Afro Brasil, Fundação Armando Alvarez Penteado, Museu de Arte Sacra da Bahia, Museu da Cidade do Salvador e Museu de Antropologia da Bahia.
“Esta obra possui uma importância extraordinária, pois representa uma fase crucial na trajetória do artista, marcada pela criação de esculturas grandiosas e monumentais. Mário Cravo Júnior é um dos principais nomes da escultura no país”, afirma James Lisboa, da Galeria Frente. “Convivi por anos com esta obra na parede de casa, uma peça imponente que fez parte da história da minha família. Muita gente já demonstrou interesse em comprá-la, mas meu pai sempre recusou. Agora, depois de 10 anos da morte de meu pai, acreditamos que chegou o momento de vendê-la. Quem a adquirir terá em mãos uma das obras mais significativas de Mário Cravo Júnior”, completa Natasha Szaniecki, filha do marchand Valdemar Szaniecki e sócia de Ariela Mansur na NATA Art&Design.