A Transalvador informou que a Avenida Bonocô será a primeira via da capital baiana a receber uma motofaixa, espaço destinado à circulação de motociclistas.
Salvador é a terceira capital do país a ser autorizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) a implementar o espaço, que permitiu a sinalização em caráter experimental.
A autorização foi publicada nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, por meio da Portaria nº 112, do Ministério dos Transportes.
O teste será feito na Avenida Mário Leal Ferreira, mais conhecida como Bonocô, com validade até 31 de março de 2026. A sinalização será marcada nos dois sentidos da pista, com uma pintura no asfalto, próxima ao canteiro.
O objetivo é aumentar a segurança no trânsito, já que a capital baiana registrou aumento no número de motociclistas que circulam pelas ruas. De acordo com Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), nos últimos cinco anos, o número saltou de cerca de 160 mil motociclistas para 215 mil.
A portaria do Senatran indica que a faixa terá extensão aproximada de 2,4 km no sentido BR-324 e de 1,8 km no sentido Centro. A Transalvador deverá apresentar relatórios trimestrais à Senatran, com avaliações técnicas, registros de ocorrências e conclusões do projeto.
“A motofaixa será de grande contribuição para a promoção da segurança viária, principalmente dos motociclistas. Com essa autorização que conseguimos junto à Senatran, a previsão é que em um mês a motofaixa já esteja em funcionamento na Av. Bonocô. Pretendemos implantar essa nova estratégia para outras vias da cidade”, afirma Decio Martins, superintendente de trânsito de Salvador.