A Sala de Cinema Walter da Silveira, localizada no bairro dos Barris, em Salvador, recebe uma mostra gratuita de cinema soviético e russo, com cinco filmes e documentário sobre caridade neste final de semana. As exibições acontecem até o dia 15 de fevereiro, das 16h às 18h. Na programação, estão obras como Os Sinos da Noite, Moscou não acredita em lágrimas, No submundo de Moscou, O Destino de um Homem e Asas.
No sábado (15), das 8h30 às 12h, será exibido o documentário “O que move é a caridade – Uma abordagem sobre o bem viver”, que retrata o trabalho da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3. O evento é gratuito e contará com a participação de parceiros, representantes de instituições que atuam em defesa de causas sociais, lideranças comunitárias e gestores do poder público, bem como as diversas pastorais sociais que realizam um trabalho articulado com a rede Cáritas e suas entidades membro Bahia e Sergipe afora. A produção aborda o conceito de “bem viver”, inspirado em valores de solidariedade, justiça social e respeito à dignidade humana, mostrando exemplos concretos de como a instituição transforma vidas por meio de projetos de inclusão social, segurança alimentar, economia solidária e defesa do meio ambiente.
Confira a programação:
13 de fevereiro
16h – Os Sinos da Noite;
18h – Moscou não acredita em lágrimas.
14 de fevereiro
16h – O Destino de um Homem;
18h – No Submundo de Moscou.
15 de fevereiro
16h – No Submundo de Moscou;
18h – Asas.
O Destino de um Homem
Convocado pelo Exército Vermelho para atuar como motorista, Andrei é capturado pelos alemães e, quando retorna, não encontra sua mulher e filhos, todos mortos na guerra. O fantasma de uma vida sem propósito o atormenta.
Asas
Nadezhda Petrukhina, ex-piloto de caça na Segunda Guerra Mundial, luta para se adaptar à nova vida em tempos de paz. Agora diretora de uma escola técnica, Petrukhina tem que lidar com as questões comportamentais dos jovens estudantes e a desconexão com sua filha, e a vontade de voltar a voar sempre vem à tona.
Os Sinos da Noite
Yegor Prokudin acaba de cumprir pena e deixa a prisão. Homem simples e gentil, ele deseja a qualquer custo uma vida nova, e viaja para a aldeia onde mora Lyuba, com quem trocava cartas enquanto estava preso. Decidido a romper para sempre com seu passado, Prokudin descobre que as coisas não serão tão simples assim.
Moscou não acredita em lágrimas
As jovens Katya, Antonina e Lyudmila chegam a Moscou vindas do interior, em 1958. Elas sonham encontrar um bom trabalho e um amor para toda a vida. Ao longo de duas décadas, desde a juventude até a maturidade, acompanhamos suas vitórias e fracassos, seus amores, desejos e desilusões. As três passarão por situações que testarão suas forças, mantendo, no entanto, sua amizade inabalada.
No submundo de Moscou
Moscou, 1902. O famoso diretor de teatro Konstantin Stanislavsky, em busca de inspiração para uma nova peça, decide se aprofundar na vida do “submundo” da cidade. Ele pede ajuda a Vladimir Gilyarovsky, reconhecido especialista nas periferias de Moscou. Juntos, eles vão ao lendário bairro dos bandidos, Khitrovka, e se envolvem na investigação do assassinato de um misterioso residente local: um sikh indiano com um passado sombrio.