Personagens de Jorge Amado vão às ruas do Pelourinho em 1ª Lavagem de fundação

Personagens de Jorge Amado vão às ruas do Pelourinho em 1ª Lavagem de fundação

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Diney Araújo

Publicado em 12/02/2025 às 11:23 / Leia em 3 minutos

A 1ª Lavagem da Fundação Casa de Jorge Amado, no Largo do Pelourinho, já tem data: o evento gratuito acontece no próximo dia 20 de fevereiro (quinta-feira), a partir das 18h, e contará com a lavagem da escadaria do prédio da instituição cultural pelas baianas do Centro Histórico, além de apresentação de grupos de fanfarras e do musical de rua “Bloco Amados de Jorge”.

“A maior festa popular do país transita pelas obras de Jorge Amado como em ‘Dona Flor e Seus Dois Maridos’ e ‘Tenda dos Milagres’. Para celebrar essa sintonia entre Jorge Amado e o Carnaval, este ano resolvemos colocar o nosso bloco para desfilar nas ruas do Pelourinho”, destaca Angela Fraga, diretora-executiva da Fundação Casa de Jorge Amado.

“Vamos unir teatro, música e literatura. Cenas dos livros de Jorge Amado serão reproduzidas ao ar livre, animando o Verão e o pré-Carnaval no Centro Histórico. Chamamos o público a se inspirar no universo literário amadiano para criar fantasias e acompanhar o cortejo”, completa Fraga.

Para Edvard Passos, diretor do “Amados de Jorge”, o bloco é uma verdadeira ousadia carnavalesca com músicas compostas por Gerônimo Santana, que também interpreta o personagem de Quincas Berro d’Água. “É um lindo espetáculo teatral que vai às ruas festejar a gente da Bahia através de criações de Jorge Amado e músicas de Gerônimo. Um musical de rua carnavalesco ambulante soteropolitano, um bloco cênico cujos caminhos de Exu remontam ritos dionisíacos antigos”, explica.

“É uma espécie de teatro-Carnaval inspirado nas preciosas festas de rua da capital baiana e cidades recôncavas, tendo o próprio Centro Histórico de Salvador como palco. Vista seu personagem favorito e venha conhecer a nova atração do Carnaval da Bahia, o bloco ‘Amados de Jorge'”, convida Edvard, que conta com Luciano Salvador Bahia na direção musical.

O cortejo musical sairá da Fundação Casa de Jorge Amado, percorrerá toda a rua Maciel de Baixo, passa pelo Largo do Cruzeiro de São Francisco e finaliza no Terreiro de Jesus, no bar e restaurante Cantina da Lua. No trajeto, o público vai acompanhar cenas dos livros “Jubiabá” (1935), “Gabriela, Cravo e Canela” (1958), “A Morte e a Morte de Quincas Berro d’Água” (1961), “Os Pastores da Noite” (1964), “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1966), “Tereza Batista Cansada de Guerra” (1972) e “Tenda dos Milagres” (1965).

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia