A cantora Preta Gil, que recebeu alta nesta terça-feira (11), após 55 dias internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, compartilhou com o público sobre como tem sido a adaptação após retornar para casa. Diagnosticada com câncer, a artista passou por uma complexa cirurgia para retirada de cinco tumores, que durou cerca de 20 horas. Como parte do tratamento, ela também precisou colocar uma bolsa de colostomia definitiva.
“Finalmente deitada na minha cama, não estou nem acreditando (…) Estou em casa, me adaptando. Não é fácil. Estou aqui estranhando tudo. Minha cama é alta demais e aí: como eu deito? Como eu fico? Como me posiciono? No hospital estava tudo no esquema. Tem dor e não sei como controla dor (…) No hospital era só tomar um remédio na veia que melhorava [a dor]. Tudo isso requer paciência e a vinda pra casa é uma etapa muito importante. E agora começa uma nova etapa de reabilitação, de preparação pro meu corpo ficar bom pra nova jornada de quimioterapia. Então, não acabou. É só uma fase. É um momento importante que venci (…) Ainda continuo lutando bravamente. Estou muito feliz de ter vindo pra casa, mesmo ainda com dreno, com a sonda, é importante a gente sair do hospital, viver o dia a dia em casa e ir melhorando aos poucos (…) A luta continua”, afirmou a filha do cantor e compositor Gilberto Gil.
Diagnosticada com câncer colorretal em janeiro de 2023, Preta chegou a ser considerada em remissão no final do mesmo ano, mas, em agosto de 2024, revelou a volta da doença com novos focos em quatro regiões do corpo. Segundo boletim médico, ela continuará o tratamento em esquema ambulatorial, sob os cuidados das equipes lideradas pelo Dr. Roberto Kalil Filho.
“Preta Maria Gadelha Gil Moreira (Preta Gil) recebeu alta hoje do Hospital Sírio-Libanês. A paciente deverá continuar seu tratamento em esquema ambulatorial. Preta Gil está sendo acompanhada pelas equipes médicas lideradas pelo Prof. Dr. Roberto Kallil Filho, Dra. Roberta Saretta, Dr. Fernando Caparelli e Dr. Frederico Teixeira”, diz o comunicado divulgado pela equipe médica responsável pela filha de Gilberto Gil.