A contagem regressiva para o Oscar 2025 entrou na reta final. A votação que define os vencedores da maior premiação do cinema começa nesta terça-feira (11) e segue até o dia 18 de fevereiro. Com 23 categorias em disputa, os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas escolhem os melhores do ano — e o Brasil tem motivos para ficar de olho.
O filme “Ainda Estou Aqui” representa o país na categoria Melhor Filme Internacional e também concorre a Melhor Filme. Já Fernanda Torres, protagonista do longa, disputa a estatueta de Melhor Atriz, o que aumenta ainda mais a torcida brasileira.
Entre os favoritos, o grande destaque desta edição é “Emília Pérez”, que lidera o ranking de indicações, concorrendo em 13 categorias.
Como funciona a votação do Oscar?
A escolha dos vencedores acontece em duas fases:
🔹 Primeira etapa: os membros votam apenas nas categorias ligadas às suas áreas de atuação. Ou seja, diretores escolhem os indicados a Melhor Direção, atores votam em Melhor Ator e Melhor Atriz, e assim por diante.
🔹 Segunda e última fase: todos os membros podem votar em todas as categorias, independentemente da especialização.
No caso do Melhor Filme, o sistema é diferente. Os votantes usam o método de voto preferencial, ranqueando os filmes indicados do mais ao menos favorito. Essa mecânica ajuda a garantir que a produção vencedora tenha um apoio mais amplo dentro da Academia.
Neste ano, cerca de 9,9 mil membros participam da votação. Entre eles, 60 brasileiros, incluindo Fernanda Montenegro, Wagner Moura e Alice Braga.
Onde assistir ao Oscar 2025?
A cerimônia do Oscar acontece no dia 2 de março, em Los Angeles, com transmissão ao vivo para diversos países. No Brasil, a premiação será exibida em serviços de streaming e na TV Globo.