Considerado um dos principais do Brasil, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand foi o segundo museu mais pesquisado do mundo em 2024, de acordo com informações divulgadas pelo Google. No topo do ranking, aparecem também o The British Museum, em Londres; o Museum of Science and Industry, nos Estados Unidos; o Museu Nacional de Antropologia, no México; e o Museu do Prado, na Espanha.
Localizado no coração da Avenida Paulista, o MASP foi projetado por Lina Bo Bardi e, atualmente, conta com um acervo de mais de 8 mil peças dos nomes mais representativos da arte moderna e contemporânea. Entre os destaques, estão obras de artistas como Cândido Portinari, Anita Malfatti, Almeida Junior, Rafael, Botticceli, Delacroix, Renoir, Cèzanne e mais.
Em março deste ano, o equipamento cultural passará a contar com um novo espaço, dobrando a sua capacidade de exibição. Batizado de Pietro Maria Bardi, em homenagem ao primeiro diretor artístico da instituição, o edifício é vizinho do prédio original e conta com 14 andares e 7,8 mil metros quadrados. A inauguração será marcada por exposições focadas no acervo e na história do museu, fundado em 1947.
Com investimento de R$ 250 milhões, o novo prédio contará com cinco novas galerias para exposições, duas áreas multiuso, salas de aula, laboratório de conservação, entre outros espaços. A partir do segundo semestre, o público poderá fazer a passagem entre os dois endereços do museu por meio de um túnel subterrâneo de 40 metros.