Donald Trump revoga proibição de canudos de plástico em áreas federais dos EUA

Donald Trump revoga proibição de canudos de plástico em áreas federais dos EUA

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Reprodução/Redes sociais

Publicado em 11/02/2025 às 10:40 / Leia em 2 minutos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira (10) um decreto que permite o uso de canudos de plástico em instalações federais. A decisão revoga uma política implementada pelo governo de Joe Biden, que previa a eliminação gradual de plásticos descartáveis, incluindo os canudos de papel, até 2035.

Para Trump, os canudos de papel “não funcionam” e “explodem” durante o uso. Ele também citou estudos sobre a presença de substâncias PFAS (compostos perfluoroalquil e polifluoroalquil) nesses produtos para justificar a medida. “É uma situação ridícula. Vamos voltar aos canudos de plástico”, declarou.

Polêmica antiga

A defesa dos canudos de plástico por Trump não é novidade. Famoso por seu gosto por refrigerantes, o ex-presidente chegou a instalar um botão no Salão Oval para pedir Coca-Cola Zero e, em 2020, durante sua campanha de reeleição, vendeu canudos reutilizáveis no site oficial com a frase: “Canudos de papel liberais não funcionam”.

O debate sobre os canudos plásticos envolve questões ambientais e políticas. Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), cerca de 390 milhões de canudos são utilizados diariamente no país, e uma parte significativa acaba poluindo oceanos e rios.

A decisão de Trump deve reacender a discussão sobre o impacto ambiental dos plásticos descartáveis. Ambientalistas alertam para os danos à vida marinha e a necessidade de reduzir o uso desses materiais, enquanto aliados do ex-presidente argumentam que a proibição dos canudos de plástico era uma medida exage

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia