Aclamado, “Ainda Estou Aqui” conquista novo prêmio internacional; saiba detalhes

Aclamado, “Ainda Estou Aqui” conquista novo prêmio internacional; saiba detalhes

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Divulgação

Publicado em 11/02/2025 às 16:41 / Leia em 4 minutos

Cada vez mais aclamado no Brasil e no mundo, “Ainda Estou Aqui” foi eleito como Melhor Filme no Gold Derby Film Awards, premiação internacional decidida pelo voto popular. Esta é apenas a segunda vez em que um filme em língua não inglesa recebe este reconhecimento. O longa dirigido por Walter Salles também garantiu a vitória nas categorias de Melhor Atriz, com Fernanda Torres; Melhor Roteiro Adaptado, com Murilo Hauser e Heitor Lorega; e Melhor Filme Internacional.

“É emocionante receber esse prêmio, escolhido por cinéfilos, e um sonho ver um filme que levou sete anos para ser feito repercutindo no mundo todo”, agradeceu Walter Salles em vídeo gravado para a premiação.

O longa também foi reconhecido pelo público no Festival Internacional de Cinema de Roterdã, onde o Júri Popular elegeu “Ainda Estou Aqui” como o Melhor Filme.

“O Prêmio de Público do Festival de Roterdã, o sétimo do filme, mostra que uma história tão brasileira pode encontrar hoje eco em diferentes países. Pela excelência de nossos atores, roteiristas e técnicos, e também porque a realidade em ‘Ainda Estou Aqui’ parece hoje estranhamente próxima mundo afora,” declarou o cineasta.

Temporada de premiações

Seguindo os preparativos da temporada de premiações, os produtores Rodrigo Teixeira e Maria Carlota Bruno foram anunciados nesta segunda-feira (10) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas como os representantes de “Ainda Estou Aqui” na categoria de Melhor Filme no Oscar.

Neste fim de semana, o longa se tornou ainda o primeiro filme brasileiro a vencer um Goya, conquistando o prêmio de Melhor Filme Ibero-Americano. No dia 16 de fevereiro, a produção concorre ao BAFTA, maior premiação do cinema britânico, na categoria Melhor Filme em Língua Não Inglesa.

Além disso, nas próximas semanas, “Ainda Estou Aqui” concorre em outras três premiações, sendo elas o Dorian Awards, na categoria Melhor Filme em Língua Não Inglesa;   Latino Entertainment Film Awards, nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor; Melhor Atriz, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Filme em Língua Não Inglesa, Melhor Fotografia e Melhor Montagem; e  OFTA Film Award, nas categorias Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz.

Festivais e prêmios

Selecionado para mais de 50 festivais nacionais e internacionais, “Ainda Estou Aqui” totaliza agora 35 prêmios nacionais e internacionais, incluindo sete premiações como Melhor Filme segundo o Júri Popular: pelo Gold Derby, no Festival Internacional de Cinema de Roterdã, Festival Internacional de Cinema de Miami; 48ª Mostra de S. Paulo; Festival Internacional de Cinema de Vancouver, no Canadá; Festival de Cinema de Mill Valley, nos Estados Unidos; e Festival de Pessac, na França, onde também recebeu o Prêmio Danielle Le Roy, dado pelo júri jovem.

A produção já foi exibida em festivais de mais de 20 países, incluindo Itália, Canadá, França, Estados Unidos, China, Suíça, Inglaterra, Turquia, Áustria, Portugal, Espanha, Marrocos, Egito, Alemanha, Estônia, Eslovênia, Sérvia, Bulgária, Irlanda, Austrália e Holanda. A próxima parada é o Uruguai, onde será o  filme de abertura doFestival Internacional de Cine de Punta del Este, que acontece de 15 a 21 de fevereiro.

Repercussão do público pelo mundo

Neste final de semana, “Ainda Estou Aqui” superou US$ 20 milhões em bilheterias pelo mundo. Nos Estados Unidos, a trama inspirada na história da família do escritor Marcelo Rubens Paiva acabou de atingir US$ 2,2 milhões arrecadados, se tornando o terceiro maior filme brasileiro exibido no território e ocupando um circuito recorde de mais de 700 cinemas. Em Portugal, o longa foi visto por 214,7 mil espectadores, e liderou as bilheterias pelo quarto fim de semana consecutivo desde sua estreia. Na França, mais de 163 mil pessoas já assistiram ao filme.

A recepção na Itália, México, Chile, Venezuela e Bolívia também foi positiva, com ampla aprovação da crítica especializada. A nova fase de lançamento internacional chegou, neste fim de semana, ao México, Chile, Venezuela e Bolívia. No dia 13, é a vez da abertura na Colômbia, e, no dia 20 de fevereiro, quem recebe a estreia é Argentina, Peru, Uruguai, República Dominicana e Equador. Para além da América Latina, o filme também chega em fevereiro na Inglaterra e Espanha e na Austrália.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia