Prefeito Bruno Reis anuncia novo secretário municipal da Saúde de Salvador

Prefeito Bruno Reis anuncia novo secretário municipal da Saúde de Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Betto Jr. / Secom

Publicado em 10/02/2025 às 12:48 / Leia em 3 minutos

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou nesta segunda-feira (10) o novo titular da Secretaria Municipal da Saúde. O nome escolhido para o cargo é Rodrigo Alves, ex-secretário de Gestão, que passa a substituir Alexandre Reis à frente da SMS. Durante a solenidade, o prefeito destacou as prioridades esperadas para área, a partir da troca de comando, citando como exemplos a operação do Hospital Maternidade e da Criança, além de projetos considerados pioneiros na cidade, como as implantações da ótica pública e de um centro de exames de imagem.

Um dos maiores problemas da saúde de Salvador é que algumas especialidades enfrentam dificuldades e carência de profissionais, como neuropediatria e ginecologia. Também existe uma grande demanda por exames de imagem. Então, a Prefeitura vai montar um centro para podermos diminuir e acabar com filas de espera para essa demanda”, frisou Bruno Reis.

O chefe do Executivo municipal também ressaltou o Domingão da Saúde, iniciativa que será lançada na cidade a partir do funcionamento de três hospitais: o Municipal de Salvador, o do Homem e o HMC. “Esses três hospitais, aos domingos, farão consultas especializadas e cirurgias. Com isso, a gente vai avançar muito na saúde em Salvador”, acrescentou.

 

Transição

Advogado, Rodrigo Alves possui especialização em Direito pela PUC-SP e estava como titular da Semge desde janeiro de 2023, após se destacar como diretor de Infraestrutura na Secretaria Municipal de Educação. Bruno Reis relembrou a atuação do gestor à época, que foi o responsável por mapear escolas municipais da cidade que necessitavam de intervenções e obras.

“Esse trabalho que Rodrigo fez lá o credenciou para assumir a Semge. E, já nesta secretaria, muitas ações que nós colocamos em prática foram sugestões dele, como zerar a emissão de carbono nas nossas festas populares, em especial no Carnaval”, disse.

Além disso, Alves conduziu outras iniciativas à frente da Gestão, como contratações de servidores para a Prefeitura de Salvador e a criação do Censo do Funcionalismo, realizado de forma inédita, entre outubro e novembro passado. A pesquisa foi feita para rastrear e trazer um diagnóstico do serviço público de Salvador para que a gestão trace novas estratégias de valorização profissional.

Agora, assumindo a titularidade na SMS, Rodrigo Alves pontuou que a ideia é avançar ainda mais nas políticas públicas para reforçar a atenção básica, especializada e vigilância epidemiológica, além de reforçar o atendimento através do Sistema Único de Saúde. “O SUS é o maior programa de transferência de renda do Brasil e um dos maiores do mundo. Não existe país que tenha um sistema tão amplo. Mas isso traz desafios imensos, até por conta do formato do nosso pacto federativo. Aqui em Salvador a gente tem uma equipe que está fazendo um trabalho vigoroso e prestigioso. Então, fica aqui o meu compromisso de somar esforços com essa equipe”, discursou Rodrigo Alves, que será substituído interinamente na Semge pelo diretor de Previdência da pasta, Daniel Ribeiro.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia