A deputada Ivana Bastos (PSD) assumiu, nesta terça-feira (13), a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), tornando-se a primeira mulher a comandar a Casa. A posse ocorre após decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que afastou Adolfo Menezes do cargo.
No quarto mandato como deputada estadual, Ivana já havia tentado disputar a presidência em 2022 e 2023, mas seu partido optou por apoiar Adolfo.
Neste ano, ela foi eleita primeira vice-presidente da Assembleia, posição estratégica que garantiu sua ascensão ao posto máximo com o afastamento do correligionário.
Natural de Guanambi, no sudoeste baiano, Ivana vem de uma família tradicional na política. Antes de ingressar na vida pública, administrou a rádio Alvorada, em sua cidade natal.
Foi eleita deputada estadual pela primeira vez em 2010, pelo PMDB, e construiu uma trajetória de liderança no PSD, coordenando o núcleo feminino da legenda no estado.
Também presidiu a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) entre 2019 e 2020 e ocupou a segunda vice-presidência da ALBA.