Filho de catadora de latinha é aprovado em universidade na Espanha e se prepara para intercâmbio

Filho de catadora de latinha é aprovado em universidade na Espanha e se prepara para intercâmbio

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Com informações do g1 Bahia

Reprodução/TV Subaé

Publicado em 09/02/2025 às 17:48 / Leia em 3 minutos

De origem humilde, o estudante Vinícius dos Santos Venâncio, de 22 anos, natural de Amélia Rodrigues, a cerca de 90 km de Salvador, está prestes a realizar um grande sonho: estudar na Universidade de Valladolid, na Espanha. Aluno do curso de Licenciatura em Letras com Espanhol na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), ele foi aprovado para o intercâmbio acadêmico e agora se organiza para iniciar essa nova etapa da vida. As informações são do g1 Bahia.

Filho da recicladora Renilza de Assis Santos, Vinícius cresceu vendo a mãe sustentar a família com o trabalho de coleta de materiais recicláveis, faxinas e cuidado de idosos. Diante das dificuldades financeiras, viu a educação como uma ferramenta de transformação e se dedicou aos estudos.

Em entrevista a TV Subaé, afiliada da TV Bahia na região, Vinícius lembra animado a reação ao receber a notícia da aprovação na universidade da Espanha.

“Quando recebi a carta de aceitação, foi uma felicidade enorme, mas também um grande desafio”, contou Vinícius em entrevista para a TV Subaé, afiliada da Rede Bahia.

Além de futuro professor, ele é poeta e pretende participar de competições de poesia.

“Quero representar a Bahia e o Brasil, contribuir para o desenvolvimento cultural e inspirar outras pessoas que, assim como eu, sonham com um futuro melhor”, destaca.

Para tornar esse sonho realidade, o jovem mobilizou amigos e familiares para arrecadar os recursos necessários. Além dos custos com passagem e documentação, será necessário se manter financeiramente durante a estada na Espanha. As despesas incluem moradia e alimentação.

2badShQ.md.jpg

Baiano é aprovado em universidade na Espanha e se prepara para intercâmbio — Foto: Reprodução/TV Subaé

Mesmo com limitações financeiras, Renilza, mãe do estudante, sempre se esforçou para proporcionar as melhores oportunidades para o filho. Em muitos momentos isso significou sacrifícios pessoais. Para ela, o intercâmbio do filho representa mais que uma chance de estudos, mas um passo importante para a mudança de vida de Vinícius.
“Ele sempre foi muito dedicado e sonhou alto. Como mãe, faço tudo o que posso para apoiar, porque sei que essa oportunidade pode mudar a vida dele”, disse dona Renilza.

A Universidade de Valladolid, fundada no século XIII, é uma das mais tradicionais instituições de ensino da Europa. Vinícius vê a oportunidade não apenas como um crescimento acadêmico, mas também pessoal e profissional.

Agora, a expectativa é grande para o início das aulas, que já tem data marcada: 12 de fevereiro. O estudante segue focado nos últimos preparativos para dar início a essa nova etapa da vida.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia