Um dos mais famosos cartões postais de Salvador, a Igreja de São Francisco, conhecida por seu interior com ornamentos dourados, foi palco de uma tragédia na tarde desta quarta-feira (5).
Uma parte do telhado desabou, deixando cinco pessoas feridas e uma morta.
Imagens divulgadas pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), mostram como ficou o interior da Igreja. Veja:
Situação estrutural
Em entrevista ao Alô Alô Bahia, o historiador Rafael Dantas comentou que a estrutura da Igreja já estava em condições que demandavam reparos há algum tempo.
“Há muito tempo, a situação de deterioração, infiltração e os problemas com cupins já eram visíveis. É uma tragédia anunciada, infelizmente”, disse o historiador Rafael Dantas, em contato com o Alô Alô Bahia, destacando que este era um dos forros mais bonitos do barroco brasileiro.
A Igreja e Convento de São Francisco datam do século XVIII. O teto, com afrescos em diferentes formas geométricas e pintados por Frei Jerônimo da Graça, também se destaca no lugar. O mesmo vale para os mais de 50 mil azulejos que decoram parte do interior da capela e claustro, com desenhos que contam a história de São Francisco.
A fachada da igreja tem obra simples, com duas torres e um frontão central que apresenta detalhes em pedra. Ela pouco revela sobre o interior grandioso do lugar.
A Igreja e o Convento de São Francisco dividem o terreno com a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco.
Ver essa foto no Instagram