A Secretaria de Mobilidade (Semob) da Prefeitura de Salvador, tem a partir desta quarta-feira (5), um novo titular: o economista Pablo Souza foi nomeado pelo prefeito Bruno Reis como gestor da pasta no lugar de Fabrizzio Müller, que deixa o cargo após quatro anos. Ex-diretor de Planejamento da própria Semob, Pablo assume o posto com a missão de manter os avanços conquistados pela capital baiana nos últimos 12 anos, como a ampliação do BRT e o aumento das frotas de ônibus elétricos e renovação dos veículos com ar-condicionado.
A transmissão do cargo ocorreu no Palácio Thomé de Souza. O prefeito Bruno Reis destacou que Pablo é um quadro técnico da área, com experiência inclusive na Prefeitura: “É o melhor nome dentre os que avaliamos. Já trabalhou aqui conosco e realizou um grande trabalho à frente da diretoria. Conhece não só o BRT, mas também a modelagem do transporte para grandes eventos, como a Copa do Mundo e o Carnaval. Acima de tudo, conhece a fundo a realidade do transporte público de Salvador. Posso assegurar que é mais uma escolha certeira que fazemos, como lá atrás fizemos com Fabrizzio”, disse.
“Pablo, você tem a dimensão da nossa responsabilidade. Quero que você dê o seu melhor, que você se entregue de corpo, alma e coração. Vá pegar ônibus, rode a cidade toda, vá nos bairros ouvir as pessoas. Onde tiver as maiores queixas, tente entender os problemas. Tudo o que eu me dispus a resolver na vida pública eu consegui resolver. Portanto, vamos trabalhar juntos para que, nesses quatro anos, Salvador tenha um dos melhores sistemas do Brasil de transporte público”, completou Bruno Reis.
Enquanto diretor da Semob, Pablo Souza trabalhou diretamente na implantação de projetos estratégicos, como o BRT Salvador, um dos principais projetos de transporte público da cidade, o Plano Cicloviário, que expandiu a malha de ciclovias e ciclofaixas, incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável, e a operação do Carnaval, onde coordenou a logística de deslocamento para milhões de foliões ao longo dos últimos 12 anos.
O novo secretário de Mobilidade colocou como uma das suas prioridades elevar o ritmo da renovação da frota de ônibus: “Salvador já alcançou a marca de 40% dos seus ônibus com ar-condicionado. E o prefeito já nos deu a tarefa de, ainda neste ano, alcançar a meta de 70% da frota com ar-condicionado. Até o final de fevereiro, vamos finalizar a entrega de mais 114 ônibus para Salvador”, disse em seu discurso de posse.
Pablo destacou que Salvador deve realizar neste ano a maior entrega de ônibus entre todas as capitais do Brasil, adicionando 500 novos ônibus numa frota de 1,8 mil veículos que rodam atualmente na cidade. “Além dos ônibus já garantidos, temos duas operações de crédito que devem somar mais 400 ônibus, sendo 300 convencionais e 100 elétricos. Além disso, teremos a aquisição de mais unidades pelas próprias operadoras”, afirmou.
O novo secretário também se comprometeu a manter os estudos, iniciados pelo antecessor, a fim de reativar linhas de ônibus que foram substituídas pela integração com o metrô: “O prefeito determinou que a gente utilizasse todas as ferramentas de tecnologia possíveis para continuar avançando na melhoria da qualidade do transporte público. Vamos avaliar cuidadosamente as linhas necessárias e, caso seja oportuno, vamos reativar algumas delas, como já tem sido feito nesta gestão, garantindo atendimento aos usuários”, declarou.