Parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como a “igreja de ouro”, desabou na tarde desta quarta-feira (5), no Centro Histórico de Salvador.
Imagens registradas por testemunhas mostram o estrago provocado pelo desabamento. Destroços, incluindo pedaços de madeira do telhado, cobriram a área onde os fiéis costumam se reunir para as celebrações religiosas.
Em nota, o Corpo de Bombeiros confirmou que houveram cinco feridos e um morto no acidente. “Uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas após o desabamento do teto da Igreja São Francisco de Assis, no Pelourinho, na tarde desta quarta-feira (5). Três viaturas de bombeiros permanecem no local atendendo as vítimas e realizando buscas na área. Equipes do Serviço e Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão no local e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado”.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) já interditou o local até sanar os riscos de novos deslizamentos.
Ver essa foto no Instagram
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) foi acionado e trabalha no local para verificar se há vítimas sob os escombros. A Polícia Militar isolou a região para evitar novos acidentes, enquanto equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestam socorro aos feridos.
A Igreja de São Francisco de Assis é um dos principais cartões-postais de Salvador, famosa por sua exuberante decoração barroca e o interior ricamente ornamentado com ouro. Ainda não há informações sobre as causas do desabamento, embora as condições estruturais da Igreja já demandavam reparos.
“Há muito tempo, a situação de deterioração, infiltração e os problemas com cupins já eram visíveis. É uma tragédia anunciada, infelizmente”, disse o historiador Rafael Dantas, em contato com o Alô Alô Bahia, destacando que este era um dos forros mais bonitos do barroco brasileiro.
Mais informações serão atualizadas conforme o andamento das apurações.