O cantor Milton Nascimento se manifestou nesta terça-feira (3) sobre a polêmica envolvendo sua ausência na cerimônia do Grammy, realizada no último domingo (2), em Los Angeles. Indicado na categoria Melhor Álbum Vocal de Jazz pelo disco Milton + Esperanza, gravado ao lado da cantora Esperanza Spalding, o artista decidiu não comparecer após ser direcionado para um assento na arquibancada, enquanto sua parceira musical recebeu um lugar de destaque entre os principais convidados. O prêmio na categoria foi vencido por Samara Joy.
Nas redes sociais, a equipe de Milton explicou o ocorrido: “O cantor e compositor Milton Nascimento não foi barrado e nem privado de ter um assento na cerimônia principal do Grammy. Um dia antes, quando observamos os convites, constatamos que a Academia havia destinado um lugar para Esperanza, artista com quem Milton divide o disco indicado, nas mesas, entre os artistas principais ali presentes, enquanto destinaram para a lenda brasileira um lugar na arquibancada, desconsiderando não só toda a sua trajetória e prestígio em todo o mundo, como a sua idade avançada e impossibilidade de subir ou descer escadas”.
Ver essa foto no Instagram
A equipe de Esperanza chegou a questionar a organização sobre a decisão, mas recebeu a resposta de que apenas os artistas que “eles queriam no vídeo” poderiam ficar nas mesas principais. Diante da situação, optou-se pela ausência de Milton na cerimônia.
Esperanza Spalding, indignada com o ocorrido, manifestou sua revolta de forma simbólica. Durante a cerimônia, a cantora exibiu um cartaz com a foto de Milton e os dizeres: “Essa lenda viva merecia estar aqui”. No Instagram, ela reforçou a crítica: “Isso não me agradou. (…) Estou brava porque essa lenda viva não foi considerada importante o suficiente para sentar entre as celebridades. Então, tive que trazê-lo comigo”.
Ver essa foto no Instagram
A situação gerou comoção entre fãs e artistas, que saíram em defesa de Milton. A mensagem final do cantor resumiu o sentimento de muitos admiradores: “O Brasil é gigante, tal qual é Milton Nascimento”.