Milton Nascimento, de 82 anos, não pôde se sentar às mesas principais do Grammy, mesmo tendo sido nomeado à categoria de melhor álbum de jazz desta edição, com o trabalho Milton + Esperanza. A cantora estadunidense Esperanza Spalding, que divide com Bituca os vocais do trabalho indicado, foi ao Instagram, na noite de domingo (2), tornar pública a sua revolta pelo acontecido.
Como forma de prostesto, Esperanza levou consigo, à premiação, um cartaz com a imagem de Milton, que dizia: “essa lenda viva deveria estar sentada aqui”. A dupla não levou o gramofone dourado, que ficou com Samara Joy, por A Joyful Holiday.
“Então, Milton não ganhou um assento nas mesas da cerimônia deste ano. Isso não me pareceu certo. Não estou falando de ganhar um Grammy. Estamos celebrando a gloriosa vitória de Samara Joy. Estou falando de um assento físico… Aqui nesta mesa onde estou sentada. Estou indignada que essa lenda viva não tenha sido considerada importante o suficiente para se sentar entre os A-listers, ou seja lá como as mesas no salão principal são organizadas. Então, tive que trazê-lo comigo. Gritem se nos virem na TV!”, escreveu Esperanza.
Ver essa foto no Instagram
O aborrecimento de Esperanza pela falta de lugar para Milton no Grammy logo ganhou o coro dos brasileiros na internet e ocupou os Trending Topics do X. Internautas foram aos montes protestar pelo desrespeito contra Milton. “Respeitem Milton Nascimento, p*rra”, rescreveu um. “Grammy, cadê o assunto de Milton Nascimento?!”, comentou outra. “Achou que estávamos dormindo??? Tamo, não! Respeitem o Milton Nascimento! Cadê a cadeira do maior cantor brasileiro e que está concorrendo?”, escreveu mais um.