Levando a arte brasileira para os holofotes mundiais, Ernesto Neto ocupa a loja Le Bon Marché Rive Gauche, em Paris, com sua instalação Le La Serpent. A obra, que fica em cartaz até 23 de fevereiro deste ano, é uma reinterpretação do mito de Adão e Eva, mostrando a serpente como uma força maternal e divina, e não como um símbolo do pecado.
A iniciativa faz parte de uma tradição da loja francesa, que convida anualmente artistas para reinterpretar seus espaços. A Le La Serpent celebra o 10º aniversário da série, que já recebeu Ai Weiwei, Joana Vasconcelos, Prune Nourry, Daniel Buren e outros artistas para transformarem a Le Bon Marché Rive Gauche.
O próprio nome da instalação revela as intenções do artista. Em português, a palavra “serpente” é um substantivo feminino e, com isso, Ernesto Neto celebra as origens femininas ao trazer à tona o papel central de Eva na história do Gênesis. Ao mesmo tempo, os artigos franceses “le” e “la” fazem referência à união de Adão e Eva, posicionando a serpente como uma figura divina que transcende o gênero.
Diversos brasileiros que circulam pela capital francesa estão passando pela loja para conferir a instalação. Na semana passada, durante os desfiles da Alta Moda, foi um verdadeiro ponto de encontro rendendo diversas fotos nas redes sociais dos mais antenados. Vale conferir!