Ernesto Neto cruza fronteiras e assina instalação em loja de Paris

Ernesto Neto cruza fronteiras e assina instalação em loja de Paris

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Alô Alô Bahia

Publicado em 03/02/2025 às 11:34 / Leia em 2 minutos

Levando a arte brasileira para os holofotes mundiais, Ernesto Neto ocupa a loja Le Bon Marché Rive Gauche, em Paris, com sua instalação Le La Serpent. A obra, que fica em cartaz até 23 de fevereiro deste ano, é uma reinterpretação do mito de Adão e Eva, mostrando a serpente como uma força maternal e divina, e não como um símbolo do pecado.

A iniciativa faz parte de uma tradição da loja francesa, que convida anualmente artistas para reinterpretar seus espaços. A Le La Serpent celebra o 10º aniversário da série, que já recebeu Ai Weiwei, Joana Vasconcelos, Prune Nourry, Daniel Buren e outros artistas para transformarem a Le Bon Marché Rive Gauche.

O próprio nome da instalação revela as intenções do artista. Em português, a palavra “serpente” é um substantivo feminino e, com isso, Ernesto Neto celebra as origens femininas ao trazer à tona o papel central de Eva na história do Gênesis. Ao mesmo tempo, os artigos franceses “le” e “la” fazem referência à união de Adão e Eva, posicionando a serpente como uma figura divina que transcende o gênero.

Diversos brasileiros que circulam pela capital francesa estão passando pela loja para conferir a instalação. Na semana passada, durante os desfiles da Alta Moda, foi um verdadeiro ponto de encontro rendendo diversas fotos nas redes sociais dos mais antenados. Vale conferir!

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia