Cinco jornalistas franceses especializados em turismo desembarcam nesta semana em Salvador para conhecer o que há de melhor na capital baiana. Os profissionais foram selecionados e convidados pela Embratur para participar da viagem, que tem como objetivo ajudar a divulgar na França os atrativos turísticos da cidade, que podem ser acessados, desde outubro, num voo direto a partir da nova rota Paris – Salvador, operada pela Air France. A ação conta com a parceria do Sebrae e apoio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA).
A experiência, que terá duração de seis dias, faz parte de uma série de ações da Agência para promover os destinos da Bahia na França. Na press trip, serão apresentados aos profissionais de comunicação patrimônios históricos e culturais da cidade, além da diversidade de ritmos e sabores, em uma viagem pela cultura e pelas origens do Brasil.
Os jornalistas irão participar da Festa de Iemanjá, celebrada neste domingo, 2 de fevereiro, como uma forma de vivenciar a tradição e a religião, além de vivenciar, no Centro Histórico, os preparativos para o Carnaval.
“A diversidade cultural baiana, marcada fortemente pelas diferentes matrizes africanas, é um dos principais pontos de interesse dos franceses ao buscar Salvador, mas nossas pesquisas demonstram que ainda há muito desconhecimento da maioria dos franceses sobre esse destino. Então, nosso objetivo é mostrar todo o patrimônio histórico e cultural da cidade, a diversidade de ritmos e sabores em uma viagem pela história afro-brasileira e pela potência da cultura que é produzida hoje na Bahia”, destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou a importância de se promover os atrativos brasileiros no exterior. “O Brasil é um destino único e merece ser visitado. Somos o único país com seis biomas diferentes, com um ecoturismo exuberante, uma costa cheia de opções de praias e uma diversidade cultural e gastronômica como nenhum outro país. O Sebrae está aqui para apoiar o setor turístico. Hoje no Brasil, existem 1,78 milhão de empresas no setor de Turismo. Desse total, 97,4% são de pequenos negócios. Divulgar os nossos valores culturais e da nossa gente é ampliar a possibilidade de mais oportunidades de emprego e renda e inclusão”, observou.
Os jornalistas participantes da viagem contarão com refeições que evidenciem a gastronomia local; farão o passeio “Um ritual de fé e tradição”, uma viagem espiritual no Dique de Tororó; também tem passeio e experiência no Candeal, city tour no Centro Histórico (Pelourinho, Muncab, Casa do Olodum, entre outros pontos), além de idas à praia, visitas a feiras locais e aula de culinária.
Promoção de Salvador na França
Durante a 45ª edição da Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri, na Espanha, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reuniu-se com o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar. Na ocasião, os dois discutiram estratégias de promoção do estado na França.
Barcelar apresentou os dados de chegadas de turistas franceses à Bahia em 2024. De janeiro a novembro de 2024, o número de turistas da França que desembarcaram aqui saltou de 4,7 mil para 5,6 mil, um crescimento de 16,7%.
Sobre o voo direto Paris – Salvador, Freixo destacou que representa uma abertura de portas do turismo internacional para os destinos baianos. “A Embratur tem trabalhado muito para fortalecer a promoção internacional da Bahia, que tem um potencial turístico enorme para explorarmos, e a França é um país muito importante para o Brasil no turismo internacional. Os franceses gostam da nossa cultura, da nossa gastronomia, das nossas praias, e o novo voo da Air France consolida esta oportunidade de atrair cada vez mais turistas internacionais, gerando mais emprego e renda e desenvolvimento para um estado tão importante para o nosso país”, afirmou.
Além da press trip e do voo direto entre Paris e Salvador, outras estratégias adotadas para promover a Bahia na França serão a publicação de um artigo no periódico francês Le Monde e a exposição de peças de audiovisual sobre os atrativos turísticos do estado, que fazem parte da campanha publicitária do Brasil na Europa.
Recentemente, a TV Arte (Association Relative à La Télévision Européenne), emissora francesa voltada para a cultura e o turismo, com ênfase na gastronomia, esteve na Bahia para gravar um documentário sobre pratos típicos da culinária afro-baiana. O jornalista francês Alexis Sarini, que veio no voo direto de Paris para Salvador, visitou a Feira de São Joaquim, na Cidade Baixa, em Salvador, acompanhado da chef baiana Tereza Paim