Celebrando uma de suas mais importantes expressões folclóricas, Ilhéus recebe mais uma edição do Encontro dos Bumbas, com uma histórica apresentação dos grupos Bumba Meu Boi do Seu Oreco, de Urucutuca, e Reisado de Vila Juerana. O evento será realizado nesta sexta-feira (31), a partir das 16h30, em frente à Catedral de São Sebastião, na Praça Dom Eduardo, e promete encantar o público com seus ritmos, cores e muita música. Neste ano, a festa terá como novidade a Feirinha de Empreendedores, das 16h às 20h, com comida típica e artesanato de mais de 10 produtores da região.
Este é o segundo ano em que acontece o Encontro dos Bumbas – o primeiro foi em 2023. Antes disso, os dois bois não se encontravam havia mais de três décadas. A iniciativa marcou o retorno das apresentações dos tradicionais grupos culturais da zona rural de Ilhéus, chegando a aparecer no remake da novela Renascer, da TV Globo.
O Bumba Meu Boi de Vila Juerana é uma manifestação cultural mantida há gerações com personagens como o Vaqueiro, a Mulinha e a Jaraguaia. A festividade geralmente ocorre no Dia de Reis, 6 de janeiro, podendo se estender a outras datas do mês de janeiro. Com ritmos como samba, valsa e marchinha, o grupo percorre a vila, convidando moradores e visitantes a participarem do festejo.
Idealizado em 1940 por Aurelino Alves Galdino, o “Seu Oreco”, o Bumba Meu Boi de Urucutuca celebra igualmente o Dia de Reis e é conhecido por sua rica tradição e forte envolvimento comunitário. Personagens como o Vaqueiro, a Jaraguaia e a Rainha enriquecem a narrativa com suas danças e cantos vibrantes.
“O Encontro Histórico dos Bumbas celebra e preserva o legado cultural da nossa região, uma tradição que é passada de geração em geração. Com a presença dos bumbas, essa cultura segue viva e pulsante, sendo uma verdadeira manifestação da nossa identidade. Mantemos vivas as histórias e tradições da nossa terra”, avalia o atual organizador do grupo, Jorge Nascimento, neto de Seu Oreco.