Daniela Mercury pede misericórdia para imigrantes e mulheres trans transferidas para cadeias masculinas nos EUA

Daniela Mercury pede misericórdia para imigrantes e mulheres trans transferidas para cadeias masculinas nos EUA

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Com informações do g1 Bahia

Elias Dantas / Alô Alô Bahia

Publicado em 26/01/2025 às 14:38 / Leia em 2 minutos

Na madrugada deste domingo (26), Daniela Mercury cantou no Festival de Verão e, além de apresentar um show inédito com a banda Timbalada, também fez um forte apelo de cunho social.

A artista pediu misericórdia ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com relação às mulheres trans presas que vão cumprir pena em cadeias para homens nos Estados Unidos e para os imigrantes que foram deportados para o Brasil e outros países.

“A gente pede misericórdia para o povo trans dos Estados Unidos, que estão sendo transferidos para outras cadeias. Isso não se faz com ninguém. A gente pede misericórdia para os imigrantes que estão sendo separados dos seus filhos e que estão chegando aqui no Brasil presos, acorrentados”, desabafou a cantora.

A decisão foi tomada pelo presidente Donald Trump no segundo mandato, iniciado nesta semana. Atualmente, 2,3 mil pessoas trans estão detidas nas cadeias dos Estados Unidos, das quais 1,5 mil fizeram a transição para o gênero feminino.

Desde 2017, o Departamento de Justiça americano orienta que presos trans sejam alojados de acordo com o gênero com que se identificam. Dados do próprio governo federal mostram que pessoas trans têm dez vezes mais probabilidade de sofrerem crimes sexuais dentro da cadeia.

“A gente quer respeito, direitos humanos. Respeitem nosso povo, os seres humanos, a gente quer dignidade. LGTs são normais, são pessoas como qualquer outras. Nos respeitem”, pediu Daniela Mercury, que há mais de uma década é casada com a jornalista Malu Verçosa.

Veja vídeo:

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia