Se resta alguma dúvida de que Vini Figueira está consolidado como um dos melhores gastrônomos do país, Caetano Veloso é testemunha de sua relevância. O poeta de Santo Amaro já chega a Salvador faminto pela comida elaborada pelo chef baioca.
Em um papo com o Alô Alô Bahia, Vini Figueira deu detalhes do que foi servido no jantar promovido pelo cantor e pela empresária Paula Lavigne, na casa deles, no bairro do Rio Vermelho, na noite desta quinta-feira (23).
“Eu sou muito fã e admirador e sempre fico muito feliz, porque quando Caetano chega por aqui, Paula nos liga sempre, pedindo para fazer aquela ‘lagostinha’ que Caetano adora. Ele adora lagosta. Paula já lembra da lagosta que a gente faz para ele. E aí, em todas as férias que eles estão aqui, a gente prepara essa lagosta com muito carinho”, revela Vini.
Aos anfitriões e convidados – entre eles, a cantora Mart’nália –, também foram oferecidas algumas “entradinhas de coisas da Bahia”, como o gnocchi de banana da terra com polvo e molho de moqueca, a coxinha de moqueca e a coxinha de siri.
De prato principal, estavam a tal lagosta com risoto de limão siciliano e o filé mignon com purê de mandioquinha. Pensa que acabou? Pois, não: ainda há espaço para a sobremesa: a cocada e o inconfundível jardim gourmet – um mousse de chocolate com crocante de biscoito. Os pratos foram montados em louças pintadas à mão, por sugestão de Paulinha.
Para quem ficou com água na boca e desejou provar este tempero de Vini Figueira, o chef tem algumas frentes em operação na capital baiana: o Vini Figueira Gastronomia e o Vini Figueira Mar, ambos situados no mesmo endereço no Rio Vermelho, e o Genaro por Vini Figueira, fincado no icônico salão do Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande.
Além destes, há o Ainá Lamen, também comandado por Figueira, mas cuja estrela principal da casa é o prato símbolo da culinária japonesa com influências chinesas. Trata-se do primeiro restaurante especializado exclusivamente em lámen na cidade. E fica estrategicamente próximo aos outros dois restaurantes do chef, na Travessa Bartolomeu de Gusmão, 101, no Rio Vermelho.