O Verão de Salvador é sempre de diversidade. Numa esquina, Axé; num largo, uma roda de Samba; num bar, um show de Rock. Isso é a Bahia. E, neste fim de semana, não será diferente, com uma programação repleta de opções, incluindo o Festival de Verão, que une em diversos palcos essa proposta única que a capital baiana promove, de unir tantas tribos em um único lugar, num sincretismo cultural especial. Confira nossa Agenda Cultural:
* Sexta-feira, 24 de janeiro:
Um encontro de múltiplas expressões artísticas é a proposta do Sarau Multilinguagens Stage Pluss, que marca o relançamento da plataforma, a partir das 15h, no Cine Glauber Rocha, na Praça Castro Alves. O evento reúne artistas de diversas partes do Brasil para celebrar a arte e a cultura em sua mais pura essência, com apresentações de música, dança, teatro, audiovisual, literatura e artes plásticas. Confira a programação completa em @stagepluss. Os ingressos estão à venda no Sympla.
Um dos grandes destaques da temporada, Mãeana é uma das atrações do projeto “Encontros de Verão”, às 17h30, no Museu de Arte Moderna da Bahia, unindo arte, música e celebração. A artista apresenta seu show mais bem sucedido, “Mãeana canta JG”, misturando a bossa nova imortalizada por João Gilberto e o piseiro de João Gomes. Quem também se apresenta é Clariana aclamada por sua potência vocal e performances cheias de atitude. Os ingressos estão à venda na Bilheteria Digital.
No Foyer Carmen Miranda do Teatro Sesc Casa do Comércio, no Caminho das Árvores, Tiri apresenta, de graça, o espetáculo “Canto o Que Sei”, um show acústico onde apresenta um repertório especial de músicas novas e autorais, em uma proposta de JAM, às 17h30.
Ver essa foto no Instagram
Duas das bandas contemporâneas mais significativas do rock baiano se apresentam juntas no Colaboraê, no Rio Vermelho, às 21h. Ainda na ativa, a Retrofoguetes se une a Ronei Jorge, voz d’Os Ladrões de Bicicleta, que já não existe mais enquanto banda, para um encontro único em Salvador. Os ingressos estão à venda no Sympla.
O espetáculo musical “Contando Raul Seixas – Músicas e Histórias do Maluco Beleza”, protagonizado pelo artista e produtor cultural Marcos Clement, volta a ser apresentado, às 20h, no Teatro Sesc Casa do Comércio, no Caminho das Árvores. A apresentação intercala músicas com histórias curiosas da vida do saudoso artista e conta com a participação especial do cantor e compositor Wilson Aragão, artista que fez parte da história de Raul, coautor da música “Capim Guiné”. Os ingressos estão à venda no Sympla.
O reencontro histórico de dois importantes nomes do reggae baiano, Duda (ex-Diamba) e Lutte (ex-Mosiah Roots) acontece às 21h, no Entre Folhas & Ervas, no Largo da Lapinha. No palco, os artistas se unem para uma noite de muita música, poesia e conexões afetivas, com abertura do DJ Flavus. Os ingressos são vendidos no local.
Como já está virando tradição, as sextas são de Portella Açúcar (Cortejo Afro) & A Outra Banda da ABOCA no Hidden, na Rua Chile, às 21h. O projeto de ocupação urbana e enogastronomia traz a apresentação icônica, carregada de acidez, provocações e muita música. Os ingressos são vendidos no local.
O trio Pietá, formado pelos cariocas Fred Demarca e Rafael Lorga junto à potiguar Juliana Linhares, apresenta pela primeira vez em Salvador, na Casa Rosa, às 22h, o show da turnê do terceiro álbum do grupo, “Nasci no Brasil”, com forte acento percussivo e cheio de brasilidade. No palco, a banda mistura estudos de teatralidade à criação de música e shows, numa pesquisa de sonoridade que conjuga tradição e contemporâneo, transitando por diferentes ritmos e temáticas. Os ingressos estão à venda no Sympla.
A festa “Shantay” está de volta, depois de 5 anos, reunindo estrelas da cena drag na SAN Boate, a partir das 22h. As estrelas Aimée Lumière, Gotham Waldorf, Mary Jane Beck e Spadina Banks prometem performances únicas e sets cheios de pop e atitude. O line-up ainda conta com as convidadas Angelina Meels, Becca Baroni, Karmaleoa e Sammy Dreams. Os ingressos estão à venda no Ingresse.
* Sábado, 25 de janeiro:
A programação gratuita do Festival do Parque volta a ocupar o Parque da Cidade, no Itaigara, a partir das 14h, com shows no gramado e na Concha. No primeiro dia do último fim de semana do projeto, estão confirmados o “furacão loiro” Márcia Freire, a partir das 14h, além dos Autorais e da banda Pra Casar. A programação completa pode ser conferida no @festivaldoparque.
O primeiro dia do Festival de Verão no Parque de Exposições recebe, a partir das 15h, nomes como Pitty e Melly, Daniela Mercury e Timbalada, Ana Castela e Xamã, Alok, Natiruts, Só Pra Contrariar (SPC) com Alcione e Bell Marques, numa grade que propõe exatamente a mistura que é Salvador. A programação completa pode ser conferida no @festivalverao. Os ingressos estão à venda no Sympla.
O restaurante Pereira, na orla da Barra, promove a 1ª edição da Lavagem do Pereira, a partir das 15h. O evento, que marca os 21 anos da casa, anima a Vila da Barra com shows da Banda Ópera-Buffa e do cantor Uel, além de cortejo de baianas, como uma boa lavagem pede. As reservas podem ser feitas pelo Whatsapp 3264-6464.
A primeira JAM no MAM de 2025 chega ao som de muita música brasileira, com a anfitriã Geleia Solar recebendo a banda baiana O Tacho. O quarteto formado por Angela Velloso (voz), Ivan Huol (bateria), Giroux Wanziler (guitarra) e Tarcísio Santos (guitarra) começará a tocar às 18h, trazendo para o pôr do sol do Solar do Unhão uma musicalidade 100% nacional. Os ingressos estão à venda na plataforma Ingresso Live. Depois da primeira hora, a Geleia Solar, banda base da JAM, invadirá o palco para tocar junto com os artistas de O Tacho, iniciando a jam session que abre espaço também para a participação de outros músicos e músicas que queiram participar propondo novas dinâmicas e repertórios às performances da noite.
O tradicional Samba de São Lázaro volta para mais uma edição no Largo da Tieta, no Pelourinho, às 19h, sem perder a essência do projeto no Largo de São Lázaro, na Federação. A roda de samba especial será comandada pelo grupo Oz Favoritos. Os ingressos estão à venda no Sympla.
O cantor Dão Black apresenta, Teatro Sesc Casa do Comércio, no Caminho das Árvores, o show “Sambadelic”, às 20h. O espetáculo é uma fusão criativa de música e audiovisual, que explora as raízes e influências diversas do samba no Brasil. Nessa apresentação, Dão traz uma pesquisa rica sobre a formação do samba como cadeia produtiva e cultural, misturando estilos como Samba-Rock, Samba-Jazz, Samba-canção, Samba de roda, Samba-Funk e Samba Duro, ritmo que surgiu nas festas juninas. Os ingressos estão à venda no Sympla.
Para quem quer rir, o humorista Matheus Buente apresenta o Stand Up “O Problema é Theu”, no sábado e domingo, às 19h, Teatro Faresi (Antigo Teatro ISBA), em Ondina. No palco, ele faz graça com problemas sociais, alinhavando as piadas com seu típico humor crítico. Os ingressos estão à venda no Sympla.
A criançada não fica sem opção neste fim de semana. Com sessões no sábado e domingo, às 11h e às 15h, a turminha tem encontro marcado com os Bolofofos no Teatro Jorge Amado, na Pituba. Músicas divertidas, como o Funk do Pão de Queijo, fazem parte da obra musical do projeto criado em 2014 pelo brasileiro Eduardo San Marino. O musical traz do canal do Youtube para o palco as personagens peludas Bunny (a coelhinha), Rick (o leãozinho), Sophie (a gatinha), Pow (o polvinho) e Pipi (o bebê corujinha) em um show especial com 52 minutos de duração. Os ingressos estão à venda no Sympla.
Outra opção para os pequenos é o musical “Lilo Stitch”, que ganha sessão única às 16h, no Teatro Faresi (Antigo Teatro ISBA), em Ondina. A peça conta a história de uma pacata ilha do Havaí, onde duas irmãs encontram dois seres diferentes parecidos com cachorros que vieram do espaço sideral. O carinho desse grupo os transformam em uma família, mas esse amor corre perigo quando um cientista maluco e um detetive começam a procurá-los em todo lugar para voltarem para os laboratórios da nave espacial. Os ingressos estão à venda no Sympla.
* Domingo, 26 de janeiro:
A programação gratuita do Festival do Parque volta a ocupar o Parque da Cidade, no Itaigara, a partir das 14h, com shows no gramado e na Concha. No encerramento desta edição do projeto, estão confirmados Thiago Aquino, abrindo a programação dominical, às 10h, seguido do grupo Mamacita, às 12h, e Bailinho de Quinta fechando a programação em clima dos antigos carnavais, às 15h. A programação completa pode ser conferida no @festivaldoparque.
A primeira edição dos “Domingos Musicais” de 2025, como são chamados os Ensaios do Bloco do Olodum, acontece no Largo do Pelourinho, no Centro Histórico, às 14h, de graça. O show faz parte da preparação para o Carnaval 2025, cujo tema será “Olódùmarè – O Ser Supremo: Raízes e Origens”, e segue por todos os domingos até a folia. As apresentações serão conduzidas exclusivamente com percussão e voz, resgatando a essência da música afro-brasileira e unindo cultura, ancestralidade e resistência.
Gerônimo Santana realiza, às 15h, mais uma edição das matinês de Verão no Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho. Desta vez, o artista conta com a participação especial de Márcia Castro e Letícia Coutinho, além do DJ Chiquinho na abertura. A entrada é gratuita.
O Allê Varanda Bar, no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, recebe o “Pagogin Verão”, às 15h. No comando da festa, em clima descontraído de uma roda de samba, a banda Só na Paquera embala o público com um repertório animado e repleto de sucessos. Com 15 anos de estrada e mais de 20 edições do projeto no currículo, o grupo já conquistou seu espaço no coração dos soteropolitanos. Os ingressos estão à venda no Sympla.
A etapa final do Festival de Música Negra (FMN) do Ilê Aiyê, que acontece a partir das 16 horas, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, onde serão anunciadas as composições vencedoras das categorias “Tema” e “Poesia”. Após apresentação de cada concorrente, a comissão julgadora irá escolher as mais novas canções que passam a integrar o repertório da Band’Aiyê no Carnaval. A festa segue até as 22h30, com shows da banda anfitriã e dos Filhos de Jorge. Os ingressos estão à venda no Ticketmaker.
O segundo dia do Festival de Verão no Parque de Exposições recebe, a partir das 15h, nomes como BaianaSystem convidando Marcelo D2 e Bnegão, Saulo e Luiz Caldas, Ludmilla, Ivete Sangalo, Léo Santana, Pedro Sampaio e o dueto de Jão e Gustavo Mioto. A programação completa pode ser conferida no @festivalverao. Os ingressos estão à venda no Sympla.
Sucesso às segundas, o concorrido show de Mãeana em homenagem aos icônicos João Gilberto e João Gomes volta também aos domingos à Casa da Mãe, no Rio Vermelho. A apresentação começa às 20h, fundindo de forma despojada a bossa nova com o piseiro. Os ingressos custam R$ 60.