Axé, Samba e Rock: Agenda Cultural do fim de semana celebra diversidade em Salvador

Axé, Samba e Rock: Agenda Cultural do fim de semana celebra diversidade em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 24/01/2025 às 11:06 / Leia em 11 minutos

O Verão de Salvador é sempre de diversidade. Numa esquina, Axé; num largo, uma roda de Samba; num bar, um show de Rock. Isso é a Bahia. E, neste fim de semana, não será diferente, com uma programação repleta de opções, incluindo o Festival de Verão, que une em diversos palcos essa proposta única que a capital baiana promove, de unir tantas tribos em um único lugar, num sincretismo cultural especial. Confira nossa Agenda Cultural:

* Sexta-feira, 24 de janeiro:

Um encontro de múltiplas expressões artísticas é a proposta do Sarau Multilinguagens Stage Pluss, que marca o relançamento da plataforma, a partir das 15h, no Cine Glauber Rocha, na Praça Castro Alves. O evento reúne artistas de diversas partes do Brasil para celebrar a arte e a cultura em sua mais pura essência, com apresentações de música, dança, teatro, audiovisual, literatura e artes plásticas. Confira a programação completa em @stagepluss. Os ingressos estão à venda no Sympla.

Um dos grandes destaques da temporada, Mãeana é uma das atrações do projeto “Encontros de Verão”, às 17h30, no Museu de Arte Moderna da Bahia, unindo arte, música e celebração. A artista apresenta seu show mais bem sucedido, “Mãeana canta JG”, misturando a bossa nova imortalizada por João Gilberto e o piseiro de João Gomes. Quem também se apresenta é Clariana aclamada por sua potência vocal e performances cheias de atitude. Os ingressos estão à venda na Bilheteria Digital.

No Foyer Carmen Miranda do Teatro Sesc Casa do Comércio, no Caminho das Árvores, Tiri apresenta, de graça, o espetáculo “Canto o Que Sei”, um show acústico onde apresenta um repertório especial de músicas novas e autorais, em uma proposta de JAM, às 17h30.

Duas das bandas contemporâneas mais significativas do rock baiano se apresentam juntas no Colaboraê, no Rio Vermelho, às 21h. Ainda na ativa, a Retrofoguetes se une a Ronei Jorge, voz d’Os Ladrões de Bicicleta, que já não existe mais enquanto banda, para um encontro único em Salvador. Os ingressos estão à venda no Sympla.

Marcos Clement canta sucessos de Raul Seixas no CineSom | Foto: Divulgação

O espetáculo musical “Contando Raul Seixas – Músicas e Histórias do Maluco Beleza”, protagonizado pelo artista e produtor cultural Marcos Clement, volta a ser apresentado, às 20h, no Teatro Sesc Casa do Comércio, no Caminho das Árvores. A apresentação intercala músicas com histórias curiosas da vida do saudoso artista e conta com a participação especial do cantor e compositor Wilson Aragão, artista que fez parte da história de Raul, coautor da música “Capim Guiné”. Os ingressos estão à venda no Sympla.

O reencontro histórico de dois importantes nomes do reggae baiano, Duda (ex-Diamba) e Lutte (ex-Mosiah Roots) acontece às 21h, no Entre Folhas & Ervas, no Largo da Lapinha. No palco, os artistas se unem para uma noite de muita música, poesia e conexões afetivas, com abertura do DJ Flavus. Os ingressos são vendidos no local.

Como já está virando tradição, as sextas são de Portella Açúcar (Cortejo Afro) & A Outra Banda da ABOCA no Hidden, na Rua Chile, às 21h. O projeto de ocupação urbana e enogastronomia traz a apresentação icônica, carregada de acidez, provocações e muita música. Os ingressos são vendidos no local.

Foto: Elisa Mendes/Divulgação

O trio Pietá, formado pelos cariocas Fred Demarca e Rafael Lorga junto à potiguar Juliana Linhares, apresenta pela primeira vez em Salvador, na Casa Rosa, às 22h, o show da turnê do terceiro álbum do grupo, “Nasci no Brasil”, com forte acento percussivo e cheio de brasilidade. No palco, a banda mistura estudos de teatralidade à criação de música e shows, numa pesquisa de sonoridade que conjuga tradição e contemporâneo, transitando por diferentes ritmos e temáticas. Os ingressos estão à venda no Sympla.

A festa “Shantay” está de volta, depois de 5 anos, reunindo estrelas da cena drag na SAN Boate, a partir das 22h. As estrelas Aimée Lumière, Gotham Waldorf, Mary Jane Beck e Spadina Banks prometem performances únicas e sets cheios de pop e atitude. O line-up ainda conta com as convidadas Angelina Meels, Becca Baroni, Karmaleoa e Sammy Dreams. Os ingressos estão à venda no Ingresse.

* Sábado, 25 de janeiro:

A programação gratuita do Festival do Parque volta a ocupar o Parque da Cidade, no Itaigara, a partir das 14h, com shows no gramado e na Concha. No primeiro dia do último fim de semana do projeto, estão confirmados o “furacão loiro” Márcia Freire, a partir das 14h, além dos Autorais e da banda Pra Casar. A programação completa pode ser conferida no @festivaldoparque.

O primeiro dia do Festival de Verão no Parque de Exposições recebe, a partir das 15h, nomes como Pitty e Melly, Daniela Mercury e Timbalada, Ana Castela e Xamã, Alok, Natiruts, Só Pra Contrariar (SPC) com Alcione e Bell Marques, numa grade que propõe exatamente a mistura que é Salvador. A programação completa pode ser conferida no @festivalverao. Os ingressos estão à venda no Sympla.

O restaurante Pereira, na orla da Barra, promove a 1ª edição da Lavagem do Pereira, a partir das 15h. O evento, que marca os 21 anos da casa, anima a Vila da Barra com shows da Banda Ópera-Buffa e do cantor Uel, além de cortejo de baianas, como uma boa lavagem pede. As reservas podem ser feitas pelo Whatsapp 3264-6464.

A primeira JAM no MAM de 2025 chega ao som de muita música brasileira, com a anfitriã Geleia Solar recebendo a banda baiana O Tacho. O quarteto formado por Angela Velloso (voz), Ivan Huol (bateria), Giroux Wanziler (guitarra) e Tarcísio Santos (guitarra) começará a tocar às 18h, trazendo para o pôr do sol do Solar do Unhão uma musicalidade 100% nacional. Os ingressos estão à venda na plataforma Ingresso Live. Depois da primeira hora, a Geleia Solar, banda base da JAM, invadirá o palco para tocar junto com os artistas de O Tacho, iniciando a jam session que abre espaço também para a participação de outros músicos e músicas que queiram participar propondo novas dinâmicas e repertórios às performances da noite.

O tradicional Samba de São Lázaro volta para mais uma edição no Largo da Tieta, no Pelourinho, às 19h, sem perder a essência do projeto no Largo de São Lázaro, na Federação. A roda de samba especial será comandada pelo grupo Oz Favoritos. Os ingressos estão à venda no Sympla.

O cantor Dão Black apresenta, Teatro Sesc Casa do Comércio, no Caminho das Árvores, o show “Sambadelic”, às 20h. O espetáculo é uma fusão criativa de música e audiovisual, que explora as raízes e influências diversas do samba no Brasil. Nessa apresentação, Dão traz uma pesquisa rica sobre a formação do samba como cadeia produtiva e cultural, misturando estilos como Samba-Rock, Samba-Jazz, Samba-canção, Samba de roda, Samba-Funk e Samba Duro, ritmo que surgiu nas festas juninas. Os ingressos estão à venda no Sympla.

Para quem quer rir, o humorista Matheus Buente apresenta o Stand Up “O Problema é Theu”, no sábado e domingo, às 19h, Teatro Faresi (Antigo Teatro ISBA), em Ondina. No palco, ele faz graça com problemas sociais, alinhavando as piadas com seu típico humor crítico. Os ingressos estão à venda no Sympla.

A criançada não fica sem opção neste fim de semana. Com sessões no sábado e domingo, às 11h e às 15h, a turminha tem encontro marcado com os Bolofofos no Teatro Jorge Amado, na Pituba. Músicas divertidas, como o Funk do Pão de Queijo, fazem parte da obra musical do projeto criado em 2014 pelo brasileiro Eduardo San Marino. O musical traz do canal do Youtube para o palco as personagens peludas Bunny (a coelhinha), Rick (o leãozinho), Sophie (a gatinha), Pow (o polvinho) e Pipi (o bebê corujinha) em um show especial com 52 minutos de duração. Os ingressos estão à venda no Sympla.

Outra opção para os pequenos é o musical “Lilo Stitch”, que ganha sessão única às 16h, no Teatro Faresi (Antigo Teatro ISBA), em Ondina. A peça conta a história de uma pacata ilha do Havaí, onde duas irmãs encontram dois seres diferentes parecidos com cachorros que vieram do espaço sideral. O carinho desse grupo os transformam em uma família, mas esse amor corre perigo quando um cientista maluco e um detetive começam a procurá-los em todo lugar para voltarem para os laboratórios da nave espacial. Os ingressos estão à venda no Sympla.

* Domingo, 26 de janeiro:

A programação gratuita do Festival do Parque volta a ocupar o Parque da Cidade, no Itaigara, a partir das 14h, com shows no gramado e na Concha. No encerramento desta edição do projeto, estão confirmados Thiago Aquino, abrindo a programação dominical, às 10h, seguido do grupo Mamacita, às 12h, e Bailinho de Quinta fechando a programação em clima dos antigos carnavais, às 15h. A programação completa pode ser conferida no @festivaldoparque.

Olodum | Foto: Maxuel

A primeira edição dos “Domingos Musicais” de 2025, como são chamados os Ensaios do Bloco do Olodum, acontece no Largo do Pelourinho, no Centro Histórico, às 14h, de graça. O show faz parte da preparação para o Carnaval 2025, cujo tema será “Olódùmarè – O Ser Supremo: Raízes e Origens”, e segue por todos os domingos até a folia. As apresentações serão conduzidas exclusivamente com percussão e voz, resgatando a essência da música afro-brasileira e unindo cultura, ancestralidade e resistência.

Gerônimo Santana realiza, às 15h, mais uma edição das matinês de Verão no Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho. Desta vez, o artista conta com a participação especial de Márcia Castro e Letícia Coutinho, além do DJ Chiquinho na abertura. A entrada é gratuita.

O Allê Varanda Bar, no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, recebe o “Pagogin Verão”, às 15h. No comando da festa, em clima descontraído de uma roda de samba, a banda Só na Paquera embala o público com um repertório animado e repleto de sucessos. Com 15 anos de estrada e mais de 20 edições do projeto no currículo, o grupo já conquistou seu espaço no coração dos soteropolitanos. Os ingressos estão à venda no Sympla.

A etapa final do Festival de Música Negra (FMN) do Ilê Aiyê, que acontece a partir das 16 horas, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, onde serão anunciadas as composições vencedoras das categorias “Tema” e “Poesia”. Após apresentação de cada concorrente, a comissão julgadora irá escolher as mais novas canções que passam a integrar o repertório da Band’Aiyê no Carnaval. A festa segue até as 22h30, com shows da banda anfitriã e dos Filhos de Jorge. Os ingressos estão à venda no Ticketmaker.

O segundo dia do Festival de Verão no Parque de Exposições recebe, a partir das 15h, nomes como BaianaSystem convidando Marcelo D2 e Bnegão, Saulo e Luiz Caldas, Ludmilla, Ivete Sangalo, Léo Santana, Pedro Sampaio e o dueto de Jão e Gustavo Mioto. A programação completa pode ser conferida no @festivalverao. Os ingressos estão à venda no Sympla.

Sucesso às segundas, o concorrido show de Mãeana em homenagem aos icônicos João Gilberto e João Gomes volta também aos domingos à Casa da Mãe, no Rio Vermelho. A apresentação começa às 20h, fundindo de forma despojada a bossa nova com o piseiro. Os ingressos custam R$ 60.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia