O icônico bairro do Rio Vermelho será palco para a 14ª edição do Festival Oferendas, realizado pelo Lálá Casa de Arte em celebração ao Dia de Yemanjá. Nos dias 1º e 2 de fevereiro, a casa abrigará apresentações musicais e performances e será ponto de partida para um cortejo, que unirá música e artes visuais às manifestações de fé que se espalham pelo bairro de Salvador. A festa é voltada para a rua, mas quem quiser acessar o espaço poderá adquirir ingressos. O funcionamento será das 19h do sábado (1º) às 2h da manhã na primeira noite e das 14h às 22h no domingo (2).
A volta do Cortejo das Oferendas, que acontece na noite do dia 1º, promete ser o ponto alto da festa, com criações especiais de artistas visuais para celebrar a Rainha do Mar. O público poderá curtir ainda o som do grupo Tambores do Mundo, que se apresenta sob a regência do Mestre Mário Pam. “Trazer de volta o Cortejo tem me inspirado muito. Levar beleza estética e sonora para a rua de forma gratuita e colaborativa com dezenas de artistas locais e nacionais é transformador. Pretendemos contribuir para tranquilizar a véspera do grande dia com essa ação artística”, afirma Ricardo Dantas, idealizador do festival, que divide a curadoria do cortejo com Adriana Cravo.
Na programação do sábado (1º), além do cortejo, estão apresentações dos DJs Patrick Tor4, Vibra, Boneka e A Paulilo, além de shows de Hiran, Nininha, Tássia Reis, Bia Ferreira e Marcia Castro. No dia 2 de fevereiro, a partir de 12h, a festa fica por conta dos DJs Riffs, Ubunto, Errari e Jerônimo Sodré, da Banda IYAMI, do cantor Giovani Cidreira e das cantoras Nara Couto e Bárbara Eugênia. A festa conta ainda com um show especial do DJ e produtor português Branko, um dos fundadores do Buraka Som Sistema, e da cantora cabo-verdiana Kady, que mistura a sonoridade contemporânea à música tradicional de Cabo Verde.