Escrita por Alessandra Poggi e lançada em novembro de 2024, a novela “Garota do Momento”, da TV Globo, tem conquistado destaque internacional. Durante entrevista a Variety, uma das principais publicações dos EUA, a autora afirmou estar “encantada com a recepção da trama”. A obra, que ocupa a faixa das 18h na programação da emissora, traz no elenco nomes como Duda Santos, Pedro Novaes, Lília Cabral, Danton Mello, Fábio Assunção, Maisa Silva e mais.
Na ocasião, ela também falou sobre a escolha do período em que a novela é ambientada. “Prefiro situar uma telenovela de época em um ano específico, em vez de uma década inteira. Para ‘Garota do Momento’, optei por 1958, que figura em nosso imaginário cultural como o ano em que tudo estava indo bem no Brasil (…) A gente tinha acabado de ganhar a Copa do Mundo pela primeira vez, foi o ano em que a Bossa Nova surgiu, tivemos o Cinema Novo, a construção da nossa capital, Brasília… Então comecei a investigar o que não era tão bom em 1958, porque as coisas não poderiam ter sido tão idílicas para todo mundo”, explicou.
A partir deste processo de pesquisa, Poggi, então, optou por trazer histórias de pessoas que enfrentavam desafios e dilemas relevantes, como o racismo e o sexismo. “Isso é algo que gosto de investigar no meu trabalho: quem na sociedade é feliz? Quem está prosperando? Quem não está? Em 1958, os homens traíam suas esposas o tempo todo; a sociedade era muito sexista e racista. As crianças de mães divorciadas sofriam muito. Pessoas LGBTQIANP+ não podiam viver de forma verdadeira. Então, queria falar sobre essas questões, que infelizmente ainda são relevantes hoje. Não poderia ignorá-las (…) Com isso, as pessoas abraçam e começam a refletir sobre essas questões”, destacou.