O papa Francisco mandou uma mensagem, na manhã desta segunda-feira (20), ao novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que reassumiu o posto mais cedo. O pontífice afirmou que espera que os EUA construam uma sociedade “onde não haja espaço para ódio, discriminação ou exclusão”.
“Por ocasião de sua posse como 47º presidente dos EUA, ofereço cordiais saudações e a garantia de minhas orações para que Deus Todo-Poderoso lhe conceda sabedoria, força e proteção no exercício de seus altos deveres“, disse o líder religioso, antes da posse.
O papa pediu ainda que Trump, lembrando da responsabilidade que tem de presidir a maior potência mundial, faça um mandato “inspirado pelos ideais da sua nação de ser uma terra de oportunidades e acolhedora para todos” e se esforce para construir “uma sociedade mais justa, onde não haja espaço para ódio, discriminação ou exclusão”.
Relembrando o cenário de guerra que assola diversas regiões do mundo, Francisco disse pedir a Deus que guie os esforços de Trump na promoção da paz e da reconciliação entre os povos. Na noite anterior, o pontífice disse que o anúncio de deportação em massa de imigrantes feito pelo novo presidente é “uma vergonha”.