Donald Trump tomou posse, nesta segunda-feira (20), como presidente dos Estados Unidos. Ao adentrar o Capitólio, sede do Congresso norte-americano, ele cumprimentou o presidente Joe Biden.
O juramento foi conduzido pelo presidente da Suprema Corte dos EUA, John Roberts. Para a cerimônia, Trump utilizou a mesma Bíblia que Abraham Lincoln usou em sua posse de 1861, juntamente com uma Bíblia pessoal.
Devido ao frio intenso em Washington, com temperaturas previstas de até -12°C, a cerimônia foi transferida para o interior do Capitólio. A última vez que uma posse foi realizada internamente ocorreu em 1985, na segunda posse de Ronald Reagan.
Em discurso, Trump prometeu fazer com que a América volte a ser um país industrial e a crescer. O presidente se comprometeu a assinar uma série de decretos anti-imigração e contra a política de gênero ainda neste primeiro dia na presidência. “Há apenas dois gêneros: masculino e feminino”, afirmou.
Em sua fala, Trump ainda agradeceu o “amor e confiança” das comunidades negra e hispânicas que votaram nele afirmando que fará o sonho de Martin Luther King Jr. se tornar real. “Forjaremos uma sociedade que não enxerga cor e baseada no mérito”, disse.
Ainda hoje, Trump e seu vice, JD Vance, participarão do desfile presidencial, que também sofreu adaptações e será realizado na arena Capital One.
Outros eventos estão programados, incluindo os tradicionais bailes de posse, nos quais o presidente deverá dançar com a primeira-dama, Melania Trump. Há expectativa de que ele faça um discurso durante as festividades.
Chefes de Estado e empresários
Além de Joe Biden, ex-presidentes dos Estados Unidos, como Barack Obama, estiveram presentes na cerimônia.
Entre os convidados internacionais, destacam-se Javier Milei, presidente da Argentina, e Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália, que compareceram ao evento a convite de Trump, uma iniciativa incomum, visto que chefes de Estado geralmente não participam de posses presidenciais nos EUA.
Atrás dos familiares de Trump, destacam-se empresários de renome do setor de tecnologia, como Elon Musk, dono do X, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, Sundar Pichai, CEO do Google, e Jeff Bezos, fundador e presidente executivo da Amazon.
The 60th Presidential Inauguration Ceremony https://t.co/kTB4w2VCdI
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) January 20, 2025