O domingo de verão foi de muito calor no Rio de Janeiro. O índice de calor — ou sensação térmica — chegou à marca da 48,9°C, informou o Centro e Operações Rio (COR).
Com o calorão, as praias ficaram lotadas. Em um sobrevoo de helicóptero, um leitor do Alô Alô Bahia flagrou centenas de sombreiros na praia do Arpoador.
A previsão para este domingo era de temperatura máxima de 41º C, marca atingida às 15h na Zona Norte, na estação Irajá. “O índice de calor é um cálculo realizado com variáveis meteorológicas medidas, para quantificação da temperatura que o corpo humano sente, de forma generalizada”, explica o COR. Para a cidade do Rio, são consideras a temperatura do ar e a umidade relativa para este cálculo. Ele é feito a partir dos máximos Índices de Calor das estações Irajá, Jardim Botânico, Barra/Riocentro, Guaratiba, Santa Cruz, Alto da Boa Vista e São Cristóvão.
O dia mais quente do verão, até agora, foi nesse sábado (18), quando a máxima registrada chegou a 41,5ºC, também em Irajá. Neste domingo foi o segundo dia consecutivo que a cidade marcou 41 graus ou mais.
*Com informações do jornal O Globo