Artista plástico de renome internacional, Samuel de Saboia se lança na música com álbum concebido no Carnaval de Salvador

Artista plástico de renome internacional, Samuel de Saboia se lança na música com álbum concebido no Carnaval de Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Maria Marques

Divulgação/Mar+Vin

Publicado em 17/01/2025 às 16:13 / Leia em 3 minutos

O recifense Samuel de Saboia está com um novo trabalho na praça, mas não é pintura, escultura, vídeo nem performance. Desta vez, o artista plástico, famoso pelas artes visuais e obras em acervos internacionais, se apresenta ao mundo como cantor e compositor.

“Rei de Nada”, canção que antecipa seu primeiro álbum de estúdio, chega acompanhada de videoclipe e explora temas profundos como solidão, autodescoberta, liberdade e conquista. O disco completo virá a público em abril de 2025.

Para De Saboia, a letra autoral é um convite à aceitação da nossa própria complexidade e à ressignificação das escolhas e transformações que moldam quem somos hoje.

“Minha canção tem Pernambuco e Bahia, Londres e Paris. Rock psicodélico, percussão de terreiro, piano de igreja e vocais de primeira viagem”, descreve o recifense. “Minhas telas permitem que as pessoas cheguem até certo ponto do que sou, até uma vírgula; a música deixa ver o que tem depois das reticências”, desvela.

A sonoridade quase acústica foi construída com poucos instrumentos e sem muitos efeitos, para que ficasse em primeiro plano a sinceridade da letra. Samuel se inspira, ancorado em sua própria identidade, em artistas como Joni Mitchell, Luiz Melodia, Naná Vasconcelos, Nick Drake e os baianos Os Tincoãs e Gal Costa.

E tem ainda mais Bahia em “Rei de Nada”: o single nasceu durante o Carnaval de Salvador, enquanto ele trabalhava na produção de duas novas exposições e nas gravações de seu álbum. Em meio à folia, o artista reencontrou um amor de infância, enfrentou a perda de um amigo e lidou profundamente com sua espiritualidade. Assista:

Conheça Samuel de Saboia

Nascido em Recife, Pernambuco, em 1997, Samuel é um artista multidisciplinar que interage com diversas formas de arte – pintura, escultura, vídeo, performance e música –, desenvolvendo cuidadosamente uma linguagem interartes, em que os limites tradicionais de cada uma são explorados e colocados em constante diálogo. Desde 2022, é colaborador da Comme des Garçons e possui parcerias criativas com a Vogue Britânica e Balmain. Tem exposições em Zurique, Paris, Nova York, Marrakech, São Paulo, Cidade do México e Bruxelas. Em 2024, tornou-se o artista mais jovem a integrar a coleção do Los Angeles Contemporary Art Museum (LACMA).

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia