Alexandre de Moraes nega liberação de passaporte de Bolsonaro para posse de Trump

Alexandre de Moraes nega liberação de passaporte de Bolsonaro para posse de Trump

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Alan Santos/PR

Publicado em 16/01/2025 às 14:48 / Leia em 2 minutos

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou o pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para comparecer à posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, marcada para a próxima segunda-feira (20).

A decisão segue o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que recomendou a recusa com o argumento de que o pedido se referia a um “interesse privado”.

Bolsonaro está com o passaporte apreendido desde fevereiro deste ano, por determinação de Moraes, em meio à investigação de uma suposta tentativa de golpe de Estado. Em novembro, o ex-presidente foi formalmente indiciado no caso, mas ele nega as acusações.

Na última semana, Bolsonaro apresentou ao STF um pedido de autorização para a viagem, anexando um convite para a cerimônia de posse de Trump, encaminhado por e-mail. Diante da solicitação, Moraes determinou a comprovação da autenticidade do convite, já que apenas o e-mail havia sido anexado como prova.

Na segunda-feira (13), os advogados de Bolsonaro reforçaram que o e-mail era, de fato, o convite oficial e que a mensagem foi enviada por um endereço vinculado à organização do evento.

Apesar das explicações, o ministro decidiu pela rejeição, mantendo a restrição de deslocamento internacional imposta ao ex-presidente. A decisão reafirma que o convite não representa interesse público que justificaria a liberação de Bolsonaro para viajar aos Estados Unidos.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia