A comunidade de Baixio, no litoral norte da Bahia, se reuniu no último fim de semana para celebrar uma missa de ação de graças pelo aniversário de 100 anos da professora Beatriz, que dedicou sua vida a educar e transformar a comunidade, mesmo diante de adversidades ao longo de gerações.
Reconhecida por décadas de dedicação à educação, ela foi a primeira educadora da Vila de Baixio, deixando um legado de aprendizado e inspiração.
Quando chegou à Vila de Baixio, Beatriz encontrou um lugar sem água encanada, sem luz elétrica e com pouca estrutura. Apesar disso, ela manteve firme sua crença no poder da educação e abraçou a missão de ensinar não apenas as crianças, mas também as famílias da região.
“Quando cheguei aqui, eu visitava casa por casa para ver a situação de cada um, ensinando que um tinha de valorizar o outro e não apontar os defeitos. Se via alguém brigando ou discutindo, chamava os dois e mostrava que aquilo não trazia nada de bom. Ensinava a compreender uns aos outros e a buscar a paz. Éramos pobres, mas éramos família”, relembrou a professora, que também atuou para viabilizar a construção da escola de Baixio.
Após a missa, os participantes compartilharam um momento de confraternização, com a presença da homenageada, que, emocionada, agradeceu a todos pelo carinho e lembrou momentos marcantes de sua jornada como educadora e até cantou o hino da escola, composto por ela. “Eu só fazia tudo por prazer no meu coração Nunca pedi nada em troca; fazia tudo de coração”, destacou.
Veja fotos: