Destaque no cenário de liderança no país, a baiana Daiesse Jaala está entre as 30 brasileiras selecionadas para integrar o Columbia Women’s Leadership Network 2025, programa de liderança promovido pela Universidade de Columbia, em Nova York, nos Estados Unidos, em março.
Visando desenvolver uma rede de mulheres líderes no Brasil, a iniciativa recebeu mais de 440 candidaturas altamente qualificadas de diversas regiões do país e a escolha de Daiesse destaca seu perfil de liderança e a relevância de sua atuação no cenário público nacional.
O programa inclui módulos educacionais, atividades de networking e mentorias, abordando temas como diversidade e equidade, comunicação estratégica, liderança no ambiente de trabalho e advocacy. A participação da baiana reflete o reconhecimento de sua trajetória e oferece a oportunidade de ampliar suas habilidades de liderança, além de fortalecer sua conexão com outras lideranças em busca de impacto positivo.
Com uma carreira consolidada no governo federal, Daiesse tem se destacado por sua atuação como Chefe de Auditoria na Secretaria de Controle Interno da AGU (Advocacia-Geral da União), promovendo práticas de auditoria e controle interno que contribuem para uma gestão pública mais eficiente e transparente. Além disso, preside a Comissão de Diversidade Racial do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo e é membro do Comitê Gestor da Plataforma JurisRacial, uma iniciativa da AGU com o Ministério da Igualdade Racial, sendo reconhecida como uma voz ativa na promoção de equidade e inclusão no Brasil.
Escritora reconhecida, indicada ao Prêmio Jabuti e ganhadora da premiação “Inovações Acadêmicas Transformadoras”, possui diversos livros publicados entre autoria, coordenação e coautoria, aliando sua sólida formação acadêmica a uma ampla atuação como palestrante e professora, destacando-se como referência em temas como governança, liderança, gestão estratégica e diversidade.