Mais de 1,5 mil atletas, profissionais e amadores, se preparam para uma das provas de rua mais tradicionais da capital baiana. A Corrida Sagrada acontece nesta quinta-feira, 16 de janeiro, durante uma das maiores festas religiosas do Brasil: a Lavagem do Bonfim. A largada, em frente à Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, está prevista para as 6h30, ou seja, antes do início do Cortejo, em direção à Colina do Bonfim.
O evento, que abre o calendário oficial das corridas de rua na Bahia em 2025, tem uma distância única de 6,8 Km. Este ano, cerca de 150 corredores (10%) são oriundos de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais, e até de outros países, incluindo corredores, por exemplo, dos Estados Unidos, Canadá e Alemanha.
“Trata-se de um evento muito interessante por ocorrer pouco antes de uma grande festa popular, que é a Lavagem do Bonfim. É bastante comum atrair corredores que estão em viagem de turismo a Salvador, e então fazem a prova. Isso reforça o caráter de turismo esportivo da cidade e, em especial, desta corrida”, destacou Douglas Cerqueira, diretor da MP3 Marketing – organizadora da competição, que conta com a promoção da Federação Baiana de Atletismo (FBA) e parceria da Prefeitura de Salvador, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur).
A prova é aberta para atletas de ambos os sexos, a partir dos 16 anos de idade, e contará com premiação para os cinco primeiros no masculino e no feminino, além dos melhores em cada categoria, inclusive atletas PCD no Triciclo. Será considerada uma Running Experience da Track&Field, marca que busca também incentivar a prática de atividades físicas como meio de saúde, socialização e qualidade de vida. A corrida ainda conta com a parceria da Dobro Suplementos.