Juliana Alves comemora 21 anos de carreira e relembra experiência em Salvador: ‘Foi reconexão’

Juliana Alves comemora 21 anos de carreira e relembra experiência em Salvador: ‘Foi reconexão’

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Surenã Dias

@oronaldcruz

Publicado em 14/01/2025 às 15:42 / Leia em 4 minutos

Com pouco mais de 20 anos de carreira, Juliana Alves tem celebrado os reflexos positivos de anos de atuação em sua profissão. Destaque na novela “Volta por Cima”, da TV Globo, a artista confessa que, diante de tudo o que enfrentou, apenas recentemente conseguiu se sentir mais segura quanto ao seu trabalho na indústria. Em entrevista ao Alô Alô Bahia, a atriz comentou sobre os rumos de sua trajetória artística e os preparativos para o Carnaval, época a qual viveu experiências marcantes na Bahia.

“Eu já fui a Salvador muitas vezes, para trabalho, para conhecer, para passear. No ano passado, em janeiro, eu estava no Festival de Verão e pretendo voltar. Gostaria de passar na Festa de Iemanjá também. Mas tudo vai depender da agenda da novela, porque não está dando muita brecha“, adianta.

Segundo a atriz, uma das lembranças mais especiais envolvendo o Carnaval de Salvador foi durante a tradicional saída do Ilê Aiyê, há dez anos, no bairro da Liberdade.

Foi uma das experiências mais lindas da minha vida. Eu fui na Ladeira do Curuzu, lá na casa do vovô. Realmente, ali foi uma reconexão, e eu tive certeza que a gente só reencontra as pessoas e as coisas que são da nossa origem“, diz a musa da Unidos da Tijuca, que lamenta não ter mais oportunidades para visitar a capital baiana: “Por mim, eu iria a Salvador duas vezes por ano. Pena que não dá”.

Em setembro de 2024, Juliana estreou na novela “Volta por Cima” como a motorista de ônibus Cida. Para a artista, a trama é o retrato de um Brasil popular e que merece espaço na televisão. “Eu vejo a repercussão nas redes e isso me alegra muito, porque às vezes a gente está muito feliz com o trabalho, mas nem sempre o público fica feliz e se identifica tanto. Mas a Cida é uma personagem extremamente querida, muito aceita, as pessoas torcem por ela e vibram e defendem ela”, celebra.9

Juliana Alves como Cida, na novela “Volta por Cima” (Foto: TV Globo)

CARREIRA EM DESTAQUE

Com uma trajetória artística bastante elogiada, Juliana, que também é lembrada por ter participado do BBB 4, confessa que enfrentou muitas barreiras em sua profissão. Por ser uma mulher negra e ter vindo de origem humilde, ela revela que, apenas recentemente, conseguiu alcançar mais destaque e respeito pelo seu trabalho.

“Não foi uma trajetória muito fácil, por conta da própria estrutura que o Brasil tem de relação com as mulheres, com as mulheres negras. Por isso é uma profissão que requer muita determinação, muita dedicação, independente disso. Em vários momentos eu me coloquei em dúvida, é muito recente que eu conquistei esse respeito para me deixar um pouco mais confortável“, revela.

Em um balanço do que conquistou em 21 anos de carreira, Ju não tem dúvidas de que trilhou um caminho cuidadoso, mas necessário, para construir experiências que a levariam a um lugar de destaque, como o que ocupa hoje, não só na televisão, mas também no streaming, teatro e cinema.

“Eu sou parte de uma geração de artistas que reivindicaram por mais espaço, e que foi atrás das oportunidades com muita disciplina e determinação, sabendo honrar esses espaços que foram abertos pelas nossas mais velhas, honrando a forma que elas trabalharam, com muito respeito. Fui entendendo que não se tratava só de uma carreira de uma atriz, se tratava de algo muito maior. Então por isso que eu acho que eu fui tão cuidadosa, até com a minha vida pessoal mesmo, e hoje eu tenho realizado muitos sonhos”, comemora.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia