O tenista João Fonseca fez seu primeiro jogo em uma chave principal de Grand Slam nesta terça-feira (14), vencendo o russo Andrey Rublev, número 9 do mundo. A vitória por 3 sets a 0 garantiu o avanço do brasileiro à segunda rodada do Australian Open, na qual enfrentará o italiano Lorenzo Sonego.
“Apenas curti jogar. Quero muito agradecer a essa torcida incrível. Há muitos brasileiros aqui vibrando por mim. Estava só focando no meu jogo, tentando tirar a pressão diante de um top 10”, disse o jovem atleta, que, com o resultado em Melbourne, entra provisoriamente no top 100 do ranking do circuito masculino, na 98ª posição.
A lista oficial, no entanto, só será divulgada depois do torneio, no qual Fonseca chegou como 112º colocado, depois de dois títulos consecutivos, no Next Gen ATP Finals e no Challenger de Camberra.
Esta é a 14ª vitória seguida do brasileiro, que se tornou profissional em 2024. Até mesmo o perfil do Australian Open se rendeu ao jogador mais novo da chave principal do torneio, com a legenda “A criança é especial”.
The kid is SPECIAL ✨🇧🇷#AO2025 pic.twitter.com/6koPxS8a1P
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 14, 2025
Para seguir ganhando, no entanto, ele terá que passar pelo italiano, atual 55º colocado do ranking da ATP.