O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos antecipou a divulgação do resultado final do Concurso Público Nacional Unificado para o dia 4 de fevereiro. Nesta data, terá início o prazo para a confirmação de participação nos cursos de formação previstos para os blocos 1 a 7. No caso do bloco 8, de ensino médio, não será necessário, aos aprovados, fazerem o curso. As informações foram divulgados pela ministra Esther Dweck na tarde desta terça-feira (14), em coletiva de imprensa.
Os candidatos terão dois dia para confirmar o interesse em participar da primeira convocação do curso de formação. Isso deverá ser feito na área do Candidato. O ministério lembra que, para cada cargo, poderão ser feitas até três convocações, uma vez que o edital previa a possibilidade de inscrição em mais de um cargo. As outras convocações serão nos dias 11 e 18 de fevereiro. Sempre será aberto prazo de dois dias para manifestação de interesse em fazer o curso de formação necessário.
A ministra ressaltou que a convocação do candidato para o curso de formação em um cargo específico implica na eliminação desse candidato para os demais cargos escolhidos, conforme a lista de preferência apresentada na primeira etapa do certame. “Quando entrar na área do candidato, ele verá uma mensagem informando que a pessoa foi chamada para o curso de formação desta carreira. Ali, pergunta se quer participar ou ou não. Caso a pessoa diga OK, ela confirma e, posteriormente, será chamada fazer a matrícula no curso de formação. Isso significa que ela não estará mais na lista de classificação daqueles cursos abaixo da preferência dela”, disse a titular do MGI.