De acordo com o primeiro-ministro Pedro Sánchez, a Espanha planeja aumentar os impostos sobre os aluguéis de temporada. “Não é justo que aqueles que têm três, quatro ou cinco apartamentos para aluguel de curto prazo paguem menos impostos do que hotéis ou trabalhadores”, afirmou Sánchez, em um evento sobre moradias populares.
A medida seria baseada em uma nova diretriz da União Europeia sobre o Imposto sobre Valor Agregado para plataformas digitais. Os hotéis espanhóis agora pagam uma taxa reduzida de 10% de IVA, que está incluída no projeto de lei. Sem entrar em detalhes, Sánchez afirmou também que o governo adotará medidas mais rígidas para combater fraudes em relação a esses aluguéis.
Além disso, os proprietários de imóveis em áreas de aluguel elevado que mantiverem seus aluguéis alinhados com um índice oficial de preços receberão uma isenção de 100% do imposto sobre essa renda. “O dever do governo é priorizar o uso residencial das moradias e impedir que os usos especulativos e turísticos se expandam de forma totalmente descontrolada à custa dos moradores”, pontuou Sánchez.