Duas cidades baianas decretam estado de emergência por causa das fortes chuvas

Duas cidades baianas decretam estado de emergência por causa das fortes chuvas

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia com informações do g1

Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 13/01/2025 às 09:20 / Leia em 2 minutos

As cidades de Jaguaquara e Maiquinique, no sudoeste da Bahia, decretaram situação de emergência por causa das fortes chuvas que atingiram parte do estado no fim de semana. Pelo menos 51 municípios baianos foram atingidos pelos temporais, a maioria com alagamentos, de acordo com a Defesa Civil (Sudec).

Em Jaguaquara, segundo a Prefeitura, as chuvas deixaram 60 pessoas desabrigadas e 160 desalojadas. Não há registros de feridos ou mortos. Já em Maiquinique, onde choveu 120 milímetros, 75 deles em apenas três horas, no sábado (11), a gestão municipal estima que 800 pessoas foram afetadas pelos alagamentos e dez famílias ficaram desalojadas.

Apesar de não ter decretado estado de emergência, Poções registra fortes chuvas desde sexta-feira (10) e já contabiliza 40 desabrigados e 76 desalojados.

A madrugada desta segunda-feira (13) seguiu com forte chuva em outras cidades e regiões do estado, como em Jequié e Vitória da Conquista, que registraram quedas de árvores e asfaltos cedidos. Em Itabuna, choveu 86 mm em 48 horas e o rio encobriu algumas pontes que ligam a cidade a outros municípios e comunidades.

Em Ilhéus, a ponte que dá acesso ao distrito de Jacu também ficou coberta. Em Itororó, choveu 247 mm nos últimos quatro dias e uma pessoa ficou desalojada. Já em Itacaré, choveu 87 mm entre sábado (11) e domingo (12).

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia