A partir de qual horário pode ultrapassar o semáforo vermelho sem ser penalizado na capital baiana? Alguns dizem “22h” outros “00h”. Mas, em quem confiar? A Superintendência de Trânsito da capital baiana (Transalvador) esclareceu ao CORREIO como os equipamentos de registro da infração funcionam atualmente no município.
Décio Martins, superintendente do órgão explicou que o avanço de sinal vermelho não é registrado por radares entre 21h e 5h59. Mas, a autoridade ressaltou que “o excesso de velocidade permanece sendo registrado em todos os horários”.
Segundo o órgão, a medida é adotada para salvaguardar o condutor em casos de risco iminente à sua segurança, como furtos e roubos durante a noite e a madrugada. No entanto, ainda nesse período, os motoristas devem priorizar a travessia dos pedestres e fazer a passagem com cautela.
É importante ressaltar que avançar sinal vermelho é uma infração gravíssima e pode gerar multa de R$293,47, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além da penalidade financeira, são 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação quando a conduta é feita antes das 21h e depois das 5h59, no caso de Salvador.