O Palácio do Planalto marcou a cerimônia de posse de Sidônio Palmeira como novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) para a próxima terça-feira (14), às 11h.
A Presidência da República confirmou a participação de Lula na solenidade.
A nomeação do publicitário baiano reforça a estratégia do governo de reestruturar sua comunicação, após meses de ajustes no terceiro mandato de Lula.
Sidônio substitui Paulo Pimenta, atual titular da Secom, cuja permanência no governo ainda é incerta. Pimenta, que é deputado federal eleito, pode ser remanejado para outra função na gestão petista.
A trajetória de Sidônio Palmeira
Nascido na Bahia e formado em engenharia, Sidônio iniciou sua carreira na comunicação em 1992, ao coordenar a campanha de Lídice da Mata para a Prefeitura de Salvador. Desde então, consolidou-se como uma figura estratégica nas eleições do Partido dos Trabalhadores (PT).
Em 2006, comandou a campanha vitoriosa de Jaques Wagner ao governo da Bahia, e, em 2010, ajudou a eleger Rui Costa para o mesmo cargo. Em âmbito nacional, Sidônio esteve à frente da comunicação da campanha presidencial de Fernando Haddad em 2018 e foi peça-chave na eleição de Lula em 2022.
Durante o atual mandato de Lula, Sidônio manteve-se próximo ao Planalto, contribuindo com análises e sugestões para aprimorar a comunicação do governo. Recentemente, esteve envolvido em eventos importantes, como o pronunciamento em rede nacional sobre o pacote fiscal do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e na reunião ministerial de fim de ano no Palácio da Alvorada.