As obras de recuperação do antigo Hospital Couto Maia, localizado no bairro de Mont Serrat, em Salvador, vão transformá-lo no primeiro centro de cuidados paliativos do Brasil.
A abertura do novo espaço, dedicado a enfermos em estágio terminal, expande a oferta de serviços de assistência e atendimento – tanto ao paciente quanto à família – porque se dedica ao cuidado humanizado, com acompanhamento médico especializado. O atendimento será voltado para todo o estado da Bahia.
“É o primeiro e único hospital desse porte, dessa característica no Brasil. Aqui nós teremos a parceria com toda a nossa rede e do Governo Federal. E aqui nós faremos tudo o que a gente puder para dar um conforto à família do paciente“, explica o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues.
O projeto recebeu um aporte de R$ 50 milhões do Governo do Estado para a requalificação do hospital, que inclui o processo de restauração de um prédio histórico datado de 1856.
Ao todo, serão 70 leitos, além de uma infraestrutura de fisioterapia e reabilitação. A expectativa é de que o equipamento otimize a regulação e a rotatividade da rede de atendimento baiana.
No passado, o Couto Maia cuidou de pacientes com doenças graves como tuberculose e lepra. Agora, assume o símbolo de uma nova forma de cuidado para pessoas com dificuldades de sobrevivência.
Ver essa foto no Instagram