Morre Carlos Pitta, cantor e compositor que descobriu talento de Ivete Sangalo aos 17 anos

Morre Carlos Pitta, cantor e compositor que descobriu talento de Ivete Sangalo aos 17 anos

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Com informações do g1

Divulgação

Publicado em 07/01/2025 às 16:25 / Leia em 2 minutos

O cantor e compositor Carlos Pitta morreu, nesta terça-feira (7), aos 67 anos, em Salvador. Ele estava internado no Hospital Roberto Santos, para tratar complicações provocadas pela diabetes. A morte foi confirmada pela esposa do artista à produção da TV Bahia.

Natural de Feira de Santana, Pitta tinha mais de 40 anos de carreira, sendo uma referência na Música Popular Brasileira (MPB). O artista baiano foi um dos primeiros a identificar o talento de Ivete Sangalo, já na capital baiana, quando a artista tinha 17 anos.

Com mais de 15 discos lançados, com destaque para ritmos regionais, como forró e xote, Pitta fez sucesso também como compositor, tendo sido gravado além por artistas como Elba Ramalho, Alcione e Margareth Menezes.

Uma das suas composições mais conhecidas é “Cometa Mambembe”, imortalizada pelo refrão “Tenha fé no azul que tá no frevo, que o azul é a cor da alegria. Um cavalo mambembe sem relevo, um galope de Olinda pra Bahia”.

Ao longo da carreira, o artista se apresentou em países como Estados Unidos, Suíça, Alemanha, Itália e Bélgica e dividiu palco com colegas como Caetano Veloso, Dominguinhos, Geraldo Azevedo, Belchior, Nando Cordel, Fagner e a própria Ivete.

A cantora, inclusive, em 2023, em relato durante um episódio do podcast do cantor Mano Brown, relembrou de Pitta como uma das pessoas que deram grandes oportunidades em sua carreira. Pitta teria até mesmo seu próprio violão elétrico para que ela pudesse avançar na carreira. “Ele emprestou um violão incrível, um violão que era o chamego dele. Me emprestou e chamava os amigos pra ir”, relembrou Ivete.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia