O Salvador-Bahia Airport está entre os terminais de pequeno porte mais pontuais do mundo, em ranking elaborado pela Cirium, empresa especializada em dados e análises para a indústria da aviação. A base da capital baiana aparece em 10º lugar em lista de 20, liderada pelo Aeroporto Internacional Jose Joaquin de Olmedo, em Guayaquil, no Equador.
Entre os terminais deste porte do Brasil, o baiano só perde para o Aeroporto de Fortaleza – Pinto Martins, na 9ª posição. Figuram a lista ainda o Presidente Alfonso Pena, de Curitiba, e o Aeroporto Internacional de Recife, em 11º e 12º, respectivamente.
Nas bases de médio porte, Brasília aparece em 2º lugar, atrás do Panama City Tocumen International Airport. O aeroporto da capital federal está à frente do Osaka Itami International Airport, no Japão; do Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que aparece em 4º; e de Viracopos, em Campinas, na 8ª posição.
A definição de “chegada ou partida pontuais” para o relatório é quando um voo de passageiros/aeronave chega ou sai do portão dentro de um intervalo máximo de 15 minutos da hora programada. O prazo das chegadas é usado para classificar companhias aéreas e o prazo das saídas é usado para classificar aeroportos.
Confira o relatório completo.