A tradicional Festa de Reis – Solenidade da Epifania do Senhor -, tem programação especial neste domingo (5), quando acontece o desfile dos ternos nas ruas do bairro da Lapinha, em Salvador.
A programação começa às 18h, com a última missa do tríduo, na igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Após a Missa acontecerá a bênção das casas e das barracas da festa, seguida do tradicional desfile dos Ternos de Reis pelas ruas da Lapinha.
Na segunda-feira (6), dia solene, a programação terá início com a alvorada às 6h; oração do Terço às 7h30; missas às 8h (esta pelo aniversário do Terno Anunciação) e às 11h. Também haverá um momento de oração com os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, às 15h; apresentação do Coral da Polícia Militar, às 18h; e missa, às 19h, encerrando os festejos.
Segundo a Arquidiocese de Salvador, o Dia de Reis tem origem na tradição católica que lembra o dia que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar, vindos do Oriente, guiados por uma estrela. Os três Reis Magos levaram a Jesus ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade (o óleo da mirra servia para embalsamar os mortos).